Um ciclone extra tropical atinge cidades do sul e litoral do Rio Grande do Sul e cidades de Santa Catarina neste sábado (24). O fenômeno deve provocar ventos com velocidade que varia entre 60 e 80 km/h, segundo previsão Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O meteorologista Olívio Bahia do Sacramento Neto informou que as rajadas de vento estão de direcionando para o oceano. Os ventos podem atingir até 100 km/h, mas em alguns pontos isolados. A média mesmo será de ventos de 60 km/h, bem mais fraco do que os do ciclone passado.
Ainda segundo o metereologista, o ciclone deve permanecer sobre os dois estados até domingo. O índice de acúmulo de chuvas é baixo, afirmou Neto.
Outro caso
Um ciclone extra tropical se formou no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina provocou estragos nos estados no dia 2 deste mês, e também ocasionou a morte de duas pessoas.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, 2.500 pessoas ficaram desalojadas e outras 300 desabrigadas em Porto Alegre e região metropolitana. Segundo o órgão, o total de pessoas afetadas pelo temporal na região metropolitana chegou a 150 mil.
Quase 80 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Rio do Grande do Sul, segundo dados da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Rio Grande Energia (RGE) e da AES Sul.
O Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina informou que 31 cidades ficaram em situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu o estado durante a passagem do ciclone anterior.

COMPATILHAR: