Nesta semana, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) iniciaram discussões para decidir os critérios para desobrigar o uso de máscara no Estado, confirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (12). O secretário já havia levantado a possibilidade no início deste mês. 

O secretário adiantou que cada município deve ser autorizado a abandonar o uso obrigatório em momentos diferentes, já que a taxa de vacinação é distinta entre as cidades. “Devemos soltar uma nota vinculada à vacinação de cada município. Temos municípios que chegaram a 75% de cobertura, outros estão com 68%. Não tem como tratar o Estado todo da mesma forma se a vacinação é desigual”, detalhou. 

A expectativa da pasta é decidir os critérios que serão utilizados para desobrigar o uso do item de segurança em locais abertos, possivelmente ainda neste ano – já a desobrigação do uso da máscara em locais fechados não está no radar do governo de Minas.

“Primeiro, temos que checar qual é a quantidade de vacinação temos que considerar. No final deste mês, devemos atingir 75% do público alvo com as duas doses”, pontuou Baccheretti. O nível de vacinação será um dos critérios utilizados pela SES-MG para balizar a decisão.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: