Uma equipe de pesquisadores da China desenvolveu uma espécie de fuzil que dispara lasers em vez de balas. O protótipo, identificado como ZKZM-500, é capaz de atear fogo a qualquer alvo numa distância de até 800 metros.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, o ZKZM-500 foi produzido pelo Instituto Xian de Ótica e Mecânica de Precisão, um laboratório da Academia Chinesa de Ciência, órgão ligado ao governo local.

Com cano de 15 milímetros e pesando 3 quilos, o ZKZM-500 se assemelha a um fuzil modelo AK-47. Ele é capaz de realizar até mil disparos de laser, cada um com 2 segundos de duração, e que são invisíveis a olho nu.

Mesmo assim, o laser é altamente concentrado, de modo que é capaz de atravessar vidros e janelas e de causar “carbonização instantânea” de qualquer tecido, incluindo a pele humana, segundo um dos cientistas ligados ao projeto.

A “munição” dessa arma consiste numa bateria de íon de lítio, do mesmo tipo que se encontra em smartphones, só que muito maior. A empresa por trás do ZKZM-500 está se preparando para produzir o fuzil de laser em larga escala.

A peça será oferecida a autoridades policiais da China, mas, num documento compartilhado com o governo do país, ela é descrita como uma arma “não-letal”. Isto porque um único disparo do laser não é capaz de ferir uma pessoa.

Apenas uma rajada concentrada poderia perfurar a pele de um indivíduo, mas, segundo este mesmo documento, a ideia é que o ZKZM-500 seja usado em operações táticas e no controle de manifestações, como uma bomba de gás ou balas de borracha, por exemplo.

Ao produzir o fuzil de laser em larga escala, cada unidade deve custar 100 mil Yuans, o que equivale a cerca de R$60 mil em conversão direta. Ainda não se sabe quando os agentes de segurança da China terão acesso à nova arma.

 

Fonte: Olhar Digital ||

COMPATILHAR: