O município de Pains ficou há muitos anos sem ter cinema e passará a contar com este espaço a partir do próximo dia 30, sendo mais uma opção de lazer e de cultura para os moradores. O cinema público, conquistado por meio de projeto da Prefeitura junto ao Governo Federal, pelo Cine Mais Cultura, ação do Programa Mais Cultura, ocorrerá no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves e recebe o nome de Cineclube Núcleo Vida Saudável.
Embora o cinema esteja abrigado no ponto de encontro da melhor idade painense, ele poderá ser desfrutado por todos os públicos. O projeto prevê sessões para todas as idades, exibidas semanalmente.
A sessão inaugural será com o filme ?O Menino da Porteira?, que será exibido no dia 30 (quinta-feira) às 20h, logo após a inauguração, prevista para às 19h. Confirmadas as presenças do diretor Jeremias Moreira e do ator mirim protagonista do filme, João Pedro, que interpreta Rodrigo.
Os convidados deverão participar de uma coletiva com o coordenador executivo do Cine Mais Cultura, Frederico Cardoso, no próprio Cineclube, dia 30, antes da inauguração.
Entrada
A entrada para as sessões será garantida por meio de um ingresso próprio do Cineclube, que será distribuído cerca de uma hora antes da exibição dos filmes. São 105 lugares. A entrada é franca. Durante a semana, haverá sessões às quintas-feiras, sábados e domingos. Na quinta (às 19h), sessão nostalgia, para a melhor idade. No sábado (às 21h) Sessão de Sábado, voltada para todos os amantes da sétima arte e, no domingo (às 14h), Sessão Matinê para o público infanto-juvenil.
O kit do Cine Mais Cultura é composto por tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos, além de mais de cem DVDs de obras brasileiras de catálogo da programadora Brasil.
Sobre o Projeto do Cinema
Cerca de 400 prefeituras de 24 estados brasileiros participaram apresentando propostas para a formalização da parceria. No total, 150 prefeituras foram beneficiadas. Pains destaca-se em 30º lugar no Brasil, sendo o 5º em Minas e o único da região a conquistar a sala de cinema.
O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema. É um espaço de lazer, multiuso, de gestão municipal, rico em vivências comuns, onde as pessoas compartilharão experiências por meio do cinema, que é a linguagem mais rica e completa para representar a realidade da cultura humana. O Projeto Cine Mais Culturapretende resgatar atividades culturais, com equipamentos adequados para a exibição de filmes nacionais, garantindo o acesso à cultura e à inclusão social. A entrada será franca. Serão desenvolvidas outras atividades como palestras, oficinas, cursos acerca da linguagem visual.

COMPATILHAR: