Na manhã de sexta-feira (21), representantes das sete cidades que compõe o Cinturão Regional de Combate a Dengue estiveram reunidos no auditório do Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap) para fazerem um balanço das ações e resultados obtidos em 2010 e para propor novas ideias para a campanha em 2011.
?No ano passado foi lançada a proposta do Cinturão para que as cidades pudessem combater em conjunto a dengue. Em 2010, alguns municípios tiveram grande número de casos. Mesmo com a campanha, os resultados não foram tão bons. É preciso a participação e conscientização da população?, comentou o representante da Gerência Regional de Saúde (GRS) , Magno Luís do Santos.
A abertura da reunião foi feita pelo prefeito em exercício, Antônio Lamounier, que destacou: ?Ficamos satisfeitos em ver as cidades unidades para combater a dengue. Essa é uma doença que só pode ser vencida com a conscientização de todos nós?.
O representante da GRS mostrou alguns dados da doença na região e destacou que 85% dos focos da doença estão nas residências e não em lotes. Em 2010, em Minas Gerais foram diagnosticados 250 mil casos de Dengue e, caso a população não reveja seus atos, esse número poderá dobrar em 2011.
?Infelizmente não estamos reunidos para comemorar a melhora dos índices em nossas cidades, mas estamos aqui para trabalhar contra a dengue. Quem já sofreu com a doença sabe o quanto é difícil. Precisamos acabar com o mosquito trabalhando junto com a população?comentou a secretária Municipal de Saúde, Luiza Flora.
Durante a reunião foi definido que o Dia D de Combate a Dengue, que ocorre simultaneamente nos municípios de Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta ? componentes do Cinturão ? será realizado no dia 25 de fevereiro.
A data foi escolhida por anteceder o Carnaval, que este ano acontece em março.
Ainda no mês de fevereiro, no dia 28, o Cinturão se reunirá mais uma vez para fazer uma avaliação da campanha.
O setor de epidemiologia da Prefeitura de Formiga vem trabalhando desde a primeira semana de janeiro no combate a dengue e também em busca da conscientização da população. Semanalmente são feitas panfletagens para alertar e orientar os cidadãos sobre o combate ao mosquito transmissor da doença e também visita dos agentes de endemias às residências.

COMPATILHAR: