Na quinta-feira (28), a Justiça Federal proibiu uma cirurgia que promete reduzir a obesidade e combater o diabetes tipo 2. A técnica desenvolvida pelo médico Áureo Ludovico, de Goiânia, é chamada de interposição ileal. Foi por essa cirurgia que o apresentador global Fausto Silva passou, assim como o senador Demóstenes Torres.
O procedimento consiste na retirada de um pedaço do estômago e do íleo, que é uma parte do intestino delgado. Esse pedaço é remendado entre o jejuno e o duodeno, na parte superior do intestino. Com esta alteração, o alimento chega menos digerido ao íleo, que passa a produzir mais hormônios. Um deles estimula a produção de insulina, necessária para reduzir o diabetes.
Em cinco anos, a técnica já foi empregada em mais de 700 pacientes. Agora, ela foi proibida. A Justiça Federal concluiu que esta cirurgia é experimental e vinha sendo realizada sem registro nos órgãos de pesquisa. O médico está proibido de aplicar essa técnica até que regularize a situação no Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa, órgão do Ministério da Saúde, e também no Conselho Federal de Medicina. A decisão tem caráter liminar e o médico pretende recorrer.

COMPATILHAR: