As cirurgias para tratamento de catarata, hérnia e procedimentos ginecológicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão retomadas a partir de sábado (4) em Divinópolis. Inicialmente, serão atendidos os pacientes da lista da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

As cirurgias eletivas, aquelas sem caráter emergencial, foram suspensas em abril pelo Governo de Minas, por causa da falta de leitos nos hospitais diante do agravamento da Covid-19.

Contudo, o Comitê Extraordinário Covid-19 definiu em junho pela liberação das cirurgias eletivas conforme as normas específicas para cada onda do programa “Minas Consciente”.

Pelo programa do Estado, atualmente, a macrorregião de Divinópolis está na Onda Verde, fase menos restritiva do programa. Apesar disso, a microrregião regrediu para a Onda Amarela. Neste caso, o prefeito tem autonomia de decidir em qual onda seguir e manteve a cidade na Onda Verde.

Complexo São João de Deus

Ao todo, segundo a Prefeitura, serão realizadas 130 cirurgias de catarata no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Segundo a Administração, a previsão é que 50 cirurgias sejam no sábado (4) e domingo (5), e outras 50 na quarta (11) e quinta-feira (12) da semana que vem.

No dia 18 de setembro também serão efetuadas mais 30 cirurgias. Em relação às cirurgias ginecológicas e de hérnia, serão realizadas em um hospital na cidade de Lagoa da Prata. No momento, há 16 cirurgias marcadas para a próxima quinta-feira.

Para dúvidas sobre agendamento, lista e fila de procedimento em relação às cirurgias eletivas listadas, as pessoas podem entrar em contato pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) através dos números (37) 99141-4119, (37) 98826-1916 ou (37) 3229-6844.

Fonte: G1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: