Desde o dia 2 de setembro, a cirurgia de mudança de sexo em mulheres passou a ser permitida no Brasil. Até então, o procedimento era feito apenas em casos extremos e mediante autorização especial.
Com a liberação do procedimento, hospitais ou clínicas autorizadas a realizar qualquer outro tipo de cirurgia estão aptas a operar mulheres que desejam por mudar de sexo. Ficou permitida a retirada de órgãos como útero, ovários e as mamas. A neofaloplastia (construção do pênis) continua proibida, já que os resultados estéticos e funcionais ainda são questionados pelo Conselho Federal de Medicina.
A cirurgia foi autorizada depois da comprovação do alto índice de mutilação registrado em mulheres que queriam retirar órgãos femininos à qualquer custo. Entretanto, algumas regras devem ser cumpridas para a realização do procedimento. Os pacientes devem ter no mínimo 21 anos, condições físicas de passar por cirurgia e no pelo menos dois anos de acompanhamento com um médico psiquiatra, um cirurgião, um endocrinologista, um psicólogo e uma assistente social.

COMPATILHAR: