O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na segunda e terça-feira (29 e 30), em Divinópolis, o I Seminário de Atualizações Farmacológicas nas Urgências.

Profissionais capacitados estiveram à frente do treinamento, sendo eles a farmacêutica, Karina Aparecida Resende, e o médico especialista em medicina de emergência, José Sérgio Carriero Júnior. Participaram colaboradores do Samu Oeste e também pessoas que trabalham na rede hospitalar da região.

 O objetivo do evento foi orientar os profissionais sobre os medicamentos que são utilizados na urgência e emergência tanto no atendimento pré-hospitalar, quanto no atendimento na rede e também padronizar os procedimentos na assistência hospitalar.

A coordenadora do NEP, Larissa Martins, explicou que o tema do seminário estava em planejamento desde o ano passado e é muito importante. “Essa atualização farmacológica proporcionará apoio aos técnicos em enfermagem e condutores socorristas que em atendimentos, têm orientação à distância pela central de regulação. Terão o entendimento para que serve a medicação, quais são as reações que ela pode trazer.”

A farmacêutica Karina Resende destacou sobre a importância da qualificação profissional. “É muito bom ver que as pessoas têm buscado qualificação profissional, para oferecer um trabalho de melhor qualidade para a população atendida nos diversos tipos de ocorrências.”, disse.

O médico José Sérgio, atua no Samu de Belo Horizonte desde 2013, trabalhou o tema do seminário de forma bem dinâmica. Para ele, o evento contribuiu para diminuir o atraso na aplicação do conhecimento científico produzido, as novidades.

 

Fonte: Samu ||

COMPATILHAR: