A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciou a instalação de 3.800 medidores inteligentes em unidades consumidoras de Sete Lagoas, na região Central de Minas. Ao todo, serão instalados oito mil aparelhos na cidade até o final do ano que vem. A empresa é uma das primeiras concessionárias do País a testar esse tipo de tecnologia junto aos consumidores, desde que Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regularizou sua utilização no País, no mês passado.
A nova tecnologia faz parte da infraestrutura avançada de medição do projeto piloto em redes inteligentes de energia da Cemig, denominado Cidades do Futuro. Com a tecnologia das redes inteligentes, também conhecida como smart grid, o consumidor poderá, por exemplo, gerenciar o consumo de sua energia diariamente.
Nesta fase inicial, será testada a tecnologia de radiofrequência para transmissão de dados e, após a validação da rede de comunicação entre os medidores e os sistemas computacionais da Empresa, serão oferecidos aos clientes aplicativos para auxiliá-los no acesso aos dados de consumo de energia no seu dia a dia.
Segundo Denys Cláudio Cruz de Souza, superintendente de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição, a Cemig preparou um plano de comunicação especialmente dedicado aos consumidores da região onde está sendo implantado o projeto. ?Da mesma forma que os medidores atualmente instalados, todos os equipamentos do projeto piloto atendem as normas técnicas e certificações exigidas no Brasil?, afirma.
Cidades do Futuro
Junto com a implantação dos medidores, a Cemig está avaliando a arquitetura de redes inteligentes por meio do projeto Cidades do Futuro, um dos mais abrangentes projetos de pesquisa e desenvolvimento da arquitetura de redes inteligentes da América Latina. Em Sete Lagoas estão sendo avaliados produtos, serviços e soluções inovadoras do ponto de vista técnico, econômico e social.
Para o gestor do projeto Cidades do Futuro, Daniel Senna Guimarães, essa fase de implantação será importante para o desenvolvimento dessa tecnologia em Minas Gerais. ?Para a Cemig, os testes de implantação de infraestrutura de medição nos permitirão obter, além de informações sobre as tecnologias utilizadas, elementos sobre a percepção do consumidor quanto à acessibilidade e utilização de novos serviços propiciados pelas redes inteligentes?, comentou.
Confira o desenvolvimento do projeto em www.cemig.com.br/smartgrid.
Sete Lagoas
Sete Lagoas, localizada a 70 km de Belo Horizonte, foi o município escolhido para a implantação do projeto Cidades do Futuro por possuir um universo populacional e de consumidores que garantem uma boa amostra do mercado da Empresa.
A presença do campus da UniverCemig, universidade corporativa da Cemig, também foi relevante, por contar com uma rede modelo e com laboratórios para os testes da tecnologia e para a capacitação das equipes.

COMPATILHAR: