A Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG) já é conhecida como referência em atendimento fisioterapêutico em Formiga e em toda a região. Com a mudança na grade curricular do curso de fisioterapia do Centro Universitário, os atendimentos na clínica foram ampliados.

Somente em 2013, foram realizados cerca de 4 mil atendimentos pelos estagiários e profissionais da Clifor. Em 2014, a clínica está com uma novidade no atendimento.

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, André Carvalho Costa, o curso tinha a duração de 4 anos e meio e, com a mudança na grade curricular, passou para cinco anos. ?Isso gerou uma oportunidade muito grande para os alunos desenvolverem uma carga horária de estágio maior. O último ano deles, o 9º e 10º períodos, eles só fazem os estágios. Nessa mudança, houve também algumas alterações de estágio. Agora, estamos oferecendo as áreas de estágio dentro do curso de fisioterapia ao longo do ano inteiro?, explicou.

Com a ampliação nos atendimentos, no primeiro semestre, são oferecidas as cinco áreas: cardiorrespiratória; disfunções neuromotoras; traumatologia, ortopedia e reumatologia; saúde coletiva e a área de dermato-funcional e uromastoginecologia. No segundo semestre, são oferecidas as mesmas áreas. ?Dentro dessas cinco áreas, atendemos uma grande gama de pacientes que, anteriormente, também eram atendidos, porém em áreas separadas?, ressaltou.

Para ser atendido, o paciente deve ter encaminhamento médico, fazer uma ficha cadastral na clínica e entrar para a fila de espera, porque a procura é muito grande. Há uma prioridade para os pacientes com carência financeira, o que é um pré-requisito. A clínica do UNIFOR-MG atende a região inteira, não só pacientes de Formiga.

Atuação dos estagiários

Os estudantes que agora estão no 9º período do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG já desenvolvem o estágio na Clifor, dentro da nova grade curricular. A professora Kelly Paim, supervisora de estágio há alguns anos, comenta que a cada nova turma são novas experiências e novos desafios na reabilitação dos pacientes.

?A turma que iniciou o estágio em fevereiro deste ano faz atendimentos nos pacientes que têm alguma patologia neurológica específica do adulto. O tratamento começa com uma avaliação, quando são coletados dados precisos dos pacientes para que os estagiários possam formular a melhor conduta e objetivo para o tratamento?.

?O estudante tem um verdadeiro laboratório e uma vivência, uma experiência enorme para depois ele conseguir entrar no mercado de trabalho e atender nessas diversas áreas que ele tenha maior afinidade. O Unifor-MG dá essa oportunidade para os estudantes: conhecer e atuar em todas as áreas, tanto na clínica quanto no hospital, na APAE e outras instituições que temos convênio. Eles fazem projetos de extensão em diversas empresas e há outras possibilidades para os estudantes. Então, eles saem totalmente preparados para o mercado de trabalho?, concluiu o coordenador do curso, André Carvalho.

COMPATILHAR: