Um golpe contra os consumidores é a clonagem de cartões de crédito. Mesmo os que têm chip.
A engenhoca tem um nome esquisito: chupa-cabras. Ela copia os dados da tarja magnética dos cartões de crédito e pode ser encontrada até em anúncios na internet.
Para evitar fraudes, muitos bancos brasileiros implantaram o chip nos cartões. Para muita gente isso significava segurança. ?Mas seguro, por causa de roubo, clonagem, esse tipo de coisa?.
O chip é de fato seguro. Mas isto não significa que o cartão esteja livre de golpes. O problema está na tarja magnética, que têm informações que podem ser copiadas e usadas no comércio por fraudadores.
A Associação dos Cartões diz que os Estados Unidos e alguns países da América do Sul não adotaram o chip e por isso a tarja é mantida. ?Se você tivesse um cartão só com chip, você nunca poderia viajar para a Argentina e Estados Unidos e fazer uma compra. Aos poucos, o mercado não vai ter mais cartões somente com tarja. Dessa forma, qualquer terminal vai pedir chip?, declarou Henrique Takaki, da Associação dos Cartões de Crédito.
As recomendações são: nunca perca o cartão de vista nem entregue a desconhecidos. Não aceite ajuda de estranhos. Nas compras pela internet, use sempre o antivírus no computador. E verifique o nível de segurança que o seu banco oferece.
?Outra coisa importante é saber em quanto tempo aquela fraude, aquele prejuízo, que teve na sua conta corrente ou na fatura do cartão de crédito vai ser estornada. E isso faz parte do leque de serviços que o banco oferece a você?, orientou o consultor Eduardo Dagon.

COMPATILHAR: