O Corpo de Bombeiros em Divinópolis registrou 78 chamadas até essa terça-feira (13) relacionados aos estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade na tarde de sexta-feira (9).

De acordo com os bombeiros, o maior número de chamadas foi para a retirada de árvores que caíram em vias públicas, passeios e muros de residências. Em nenhuma das ocorrências houve feridos.

A maioria dos problemas registrados pelo Centro de Operações do Bombeiro Militar (Cobom), já foi solucionado.

A Defesa Civil do município disse em entrevista à TV Integração no sábado (10), que seriam necessários três dias de trabalho para o reparo dos locais afetados pelo temporal. 

Segundo a Defesa Civil, foram registrados ainda destelhamento de casa, quedas de muros e árvores e danos no Bairro Planalto.

Em uma loja de material de construção, no Bairro Santo Antônio, parte do telhado desabou. Segundo informações ninguém se machucou. Os funcionários tamparam a frente da loja com uma lona. Ainda no mesmo bairro, e em outras regiões da cidade, várias casas e comércios ficaram destelhados.

No Bairro Walkir Rezende, também registros de uma casa que teve o telhado arrancado. Na escada da residência ficaram apenas os pedados de telha. Segundo a Cemig, parte do Centro e do Bairro Sidil ficaram sem energia.

Na Prefeitura

Segundo pronunciamento feito pelo prefeito Galileu Machado em uma rede social da Prefeitura, na noite de sexta, as equipes da Secretaria de Operações Urbanas e Defesa Civil foram para as ruas avaliar os estragos causados pela chuva.

O chefe do Executivo citou ainda o corte e recolhimento de árvores que foram danificadas com o temporal. A Prefeitura ressaltou que os moradores que tiverem algum outro problema em relação à chuva, podem enviar pedido pelas redes sociais do Executivo para que as equipes responsáveis sejam acionadas.

Balanço Cemig

A chuva provocou diversas interrupções de energia em toda cidade. De acordo com a Cemig, os problemas mais graves foram nos bairros Bom Pastor, Candelária, Catalão, Centro, Danilo Passos I e II, Interlagos, Ipiranga, J.A. Gonçalves, Jardins da Oliveiras, LP Pereira, Manoel Valinhas, N.S. Graças, Nações, Niterói, Planalto, Ponte Funda, Porto Velho, Quintino, Rancho Alegre, Santa Luzia , São José, São Judas, São Roque, São Sebastião, Sidil, Sion, Santo Antônio, Tietê, Vila Belo Horizonte e Vila Romana.

Segundo a Companhia, imediatamente após o início das ocorrências, equipes da empresa iniciaram os reparos. A chuva e a ventania derrubaram árvores sobre a rede elétrica, além de lançarem galhos e outros objetivos em direção aos cabos de energia, provocando curtos-circuitos e consequentemente rompimento da fiação em vários pontos.

A Cemig informou que cerca de 60 profissionais atuam na normalização do sistema desde o início dos problemas.

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: