Os membros do Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Formiga (Codecon) se reuniram na tarde desta quinta-feira (11), para discutir a apresentação de cinco projetos. O encontro foi realizado na sala de reuniões do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
O primeiro projeto apresentado foi o pedido de limpeza e terraplanagem da Sovepe Veículos e Peças Ltda. O terreno está localizado no bairro Engenho de Serra, na avenida Arnaldo Barbosa. A solicitação foi feita ao prefeito Aluísio Veloso, que encaminhou para a apreciação do Codecon. Por unanimidade, o pedido foi aprovado.
Em seguida, foi colocada em discussão a doação de quatro terrenos no Distrito Industrial José Luís Andrade II para empresas de Formiga.
O primeiro projeto de doação de terreno apresentado foi da Prado´s Produtos de Panificação Ltda, que pretende criar uma Unidade de Produção de Biscoitos no Distrito Industrial, expandindo a empresa. Em seguida, foi a vez da empresa Pururuca Cruck, que pretende expandir com a realocação para o Distrito Industrial.
A empresa Denis Gonçalves, que trabalha com torno e solda para linha industrial e agrícola, e hoje funciona no centro de Formiga, também apresentou um projeto para receber a doação do terreno e ser realocada. O mesmo caso é o da empresa Osvane dos Santos Nunes, que trabalha com a fundição de peças em cobre e bronze para alambiques e funciona na comunidade rural de Albertos.
Antes da votação, os membros do Codecon puderam analisar os projetos e a documentação, que já tinha sido revista anteriormente. O presidente do Conselho, Paulo César Rodrigues Costa (Paulinho da Fidalga) ressaltou os cuidados que o Codecon tem com a aprovação ou não dos projetos e, no caso dos quatro projetos das empresas formiguenses, destacou a necessidade real e idoneidade das mesmas.
Após análise e discussão, os quatro projetos foram aprovados e devem ser encaminhados para a aprovação do Legislativo formiguense.

Retirada de projeto para doação de terrenos
O Codecon aprovou recentemente a doação de terrenos para outras quatro empresas, sendo a desafetação de um beco em imóvel comprado pela empresa Comercial Padre Vítor Ltda. (Ki Sacolão), de 216,93 metros quadrados, à rua Guiomar Garcia Neto, próximo ao Terminal Rodoviário; um terreno doado ao Café Centenário, de 750 metros quadrados, localizado à avenida Maria Amélia de Oliveira, no Distrito Industrial José Luis Andrade II, e o terreno doado à Cooperativa Agropecuária de Formiga, que conta com 16.640 metros quadrados, localizado na BR-354, além da aprovação de dez lotes no Recanto da Praia à empresa formiguense Doces Prainha, que irá construir uma nova unidade de produção.
O projeto autorizando as doações para a Cooperativa Agropecuária, Café Centenário e Ki Sacolão seria votado na reunião da Câmara de segunda-feira (8), mas o vereador Cid Corrêa/PR pediu um parecer jurídico por causa de emendas feitas pelo vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) e o projeto foi retirado da pauta de votações. Mazinho está contestando a aprovação da desafetação do beco no terreno do Ki Sacolão e disse que vai apresentar até um abaixo-assinado.
Em relação à retirada do projeto, o presidente do Codecon, Paulo César Rodrigues Costa, afirmou que na terça-feira (16) ele e demais membros do conselho estarão presentes na reunião da Câmara Municipal à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos vereadores.

COMPATILHAR: