O presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), Mauro Brito lançou na semana passada o concurso nacional para arquitetos, urbanistas e engenheiros que vai premiar os melhores projetos arquitetônicos com novos modelos de unidades habitacionais de interesse social, com aplicação dos conceitos de desenho universal e com foco na sustentabilidade.
O concurso é uma iniciativa conjunta da Cohab-MG com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Serão premiados os projetos classificados em primeiro e segundo lugares em seis categorias de unidades habitacionais: casas térreas, casas escalonadas, sobrados, prédios de 3 pavimentos, prédios de 4 e 5 e prédios de 6 e 7 pavimentos. As inscrições irão até o dia 16 de julho.
Ao primeiro colocado de cada categoria caberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 50 mil. Na sessão solene de instalação do 57º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que aconteceu na quinta-feira (11), o presidente Mauro Brito anunciou sua decisão de abrir o concurso para projeto de casa, e, de imediato, recebeu convite para fazer parceria com a CDHU, que já tinha elaborado as bases de concurso muito semelhante.
As duas entidades pretendem que os engenheiros, arquitetos e urbanistas desenvolvam projetos de habitação que levem em conta os parâmetros de sustentabilidade, economicidade, inovação tecnológica e ganhos para construção em escala de moradias. A aplicação do desenho universal a um projeto garante a acessibilidade ao maior número possível de pessoas, independentemente da ocorrência de deficiências físicas. O presidente da Cohab-MG pretende, com ajuda da IAB-MG e outras entidades profissionais representativas, motivar os arquitetos, urbanistas e engenheiros mineiros para participarem do concurso.

COMPATILHAR: