Ordem equivocada da alguém da Limpeza Urbana causa problemas a empresário, à vizinhança e facilita o entupimento da nossa precária rede de escoamento de águas pluviais.
Algumas atitudes isoladas de certos órgãos do governo acabam complicando a vida de alguns empresários e gerando problemas políticos para o prefeito que, só toma conhecimento dos fatos, via de regra, pela imprensa e depois do leite derramado.
Esta semana, um empresário solicitou a presença da imprensa para registrar um fato que além de inédito, espelha a falta de sensibilidade política de alguns e o quanto é ineficiente a prestação de serviços públicos quando a ingerência de um ?barnabé?passa a ditar as normas.
A empresa Confecções Hayann, genuinamente formiguense e geradora demais de 200 empregos diretos, ao que apuramos, chegou a este porte, sem a menor ajuda do poder executivo municipal.
Lá, tudo funciona dentro dos padrões e normas técnicas que a moderna administração preceitua. Tudo é muito limpo, as normas de segurança do trabalho ao que verificamos, são todas muito bem observadas e até um depósito para o acondicionamento do lixo ali produzido diariamente, foi construído, sendo todo azulejado e inclusive dispondo de torneira para a higiene do local, após a retirada do lixo que, diga-sede passagem, é todo acondicionado em sacos plásticos.
Até ontem, o caminhão que recolhe o lixo, adentrava no recinto, passando por ampla via interna, pavimentada. Porém, agora, não se sabe bem por qual motivo, a ordem é para a empresa colocar todo o lixo na calçada já que, segundo a municipalidade, os funcionários não mais adentrarão na empresa porque, num outro local, andou sumindo alguma coisa, e a culpa acabou recaindo anos funcionários.
Ora, esta esfarrapada desculpa não pode ser aceita, em defesa da integridade e da honra dos próprios servidores. A Prefeitura, jamais pode admitir esta hipótese. Se há ladrão ali, que se abra o inquérito administrativo e se não houver provas, que se puna exemplarmente quem levantou o ?falso testemunho?. Ou será que a municipalidade ao ser informada da traição, continuará mantendo o traidor em casa e atirando o sofá ao lixo?
Será mesmo que esta pilha de sacos de lixo aí, colocada na via pública e sendo aberta por cachorros famintos e sujeita à ação de catadores, espalhando-se pela calçada, exalando mau cheiro e provocando o entupimento da rede pluvial, estará melhor acondicionada do que se permanecer no local próprio, construído para receber tal lixo, dentro dos padrões da moderna engenharia e custeado integralmente pelo empresário?
Como explicar então que caminhões da Prefeitura, continuem a retirar e a transportar, algumas vezes por semana, todo o lixo e a matéria orgânica e fétida, altamente poluente, produzida pelo frigorífico que funciona nesta cidade?
E as toneladas de pinto morto e ovos quebrados produzidos diariamente pela Globoaves?
Se o negócio é separar lixo para reciclar, é bom que nos acostumemos a recolher in-locu, os excedentes produzidos por nossas indústrias e só para ilustrar, a separação e o acondicionamento do lixo produzido pela Hayann, estão ?nota 10?. Aliás, tem muito órgão público por aqui que deveria se mirar no exemplo da Hayann, criando locais apropriados para o acondicionamento do lixo que produzem, até que a municipalidade, como é de seu dever, o encaminhe para um local mais apropriado.

COMPATILHAR: