Da Redação

Após questionamento feito pelo Últimas Notícias, a Secretaria de Saúde de Formiga confirmou nesta sexta-feira (22), que a coleta de preventivos nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS’s) está suspensa por falta de material.

O preventivo é um exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo do útero (principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV). Ele deve ser feito periodicamente.

Segundo informa a nota enviada ao portal, assinada pela enfermeira Renata Oliveira Nativo, que coordena a Atenção Básica no município, estão em falta os frascos utilizados para o acondicionado da lâmina com o material colhido durante o exame. A informação que havia chegado ao portal era de que os itens em falta eram os espéculos, o que foi desmentido na mesma nota. Porém, ambos os materiais são essenciais para a realização do preventivo e a falta de qualquer um deles inviabiliza a realização do exame.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a falta dos frascos foi provocada pelo atraso na entrega dos mesmos por parte da empresa fornecedora, e apesar de afirmar que aguarda que a situação seja normalizada, nenhuma estimativa para a retomada dos exames foi apresentada.

Uma outra questão apontada como problema para algumas usuárias dos postos de saúde com relação aos preventivos é o fato de não mais ser permitido que a paciente leve o material coletado para análise em um laboratório da preferência dela.

Sobre esse assunto, Renata Nativo explica que as equipes das unidades básicas devem prestar contas dos procedimentos realizados e que disso depende a vinda de recursos para o município, segundo as normas constantes em portaria do Ministério da Saúde. Dessa forma, o material colhido é levado para o laboratório municipal ou unidade credenciada e os resultados são a comprovação do serviço prestado.

O portal também recebeu informações de que o laboratório municipal não estaria funcionando, porém, a administração municipal não se posicionou sobre esse assunto.

 

COMPATILHAR: