Desde que a produtora de leite Josiane Romara da Cruz Pinto, da Comunidade de São Pedro, em Formiga, participou do curso do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Derivados do Leite em 2010, a produção de queijos só vem crescendo na Fazenda do Lago. Como criadora de vacas, ela também participou do treinamento de inseminação artificial, com os eventos realizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga no município.

Josiane Romara, que já trabalhou como empregada doméstica e com café no terreiro, hoje está alojada com a família numa fazenda alugada, onde tem 14 vacas ? todas adquiridas nos últimos anos com a produção de leite e queijos.
?Comecei a produzir leite de três vacas que ganhei. Depois comprei mais duas vacas e iniciei a produção de queijos. Fui investindo e hoje alugo uma fazenda e tenho 14 vacas, sendo que cinco estão prenhas e um bezerro foi através de inseminação artificial, técnicas que aprendi em outro curso do Senar?, contou a pequena produtora.
Das 14 vacas no rebanho, oito produzem 110 litros diários de leite, sendo que 30 litros são direcionados para a fabricação de queijos e os outros 80 litros são vendidos a uma cooperativa. ?Com a venda dos queijos e do leite, fui investindo e aumentando a renda da minha família. Com os cursos, aprendi as técnicas corretas e modo de preparo, o que dão diferencial aos produtos. Alcancei ganho na produção do leite e aumentei meu capital?, avaliou Josiane.
Casada, a produtora tem dois filhos, sendo que um deles ajuda na produção dos queijos. O marido trabalha na área do café. A família faz planos para o futuro: até o final do ano quer adquirir 20 vacas, que forneçam cerca de 300 litros leite/dia. Ela também pretende diversificar a venda de produtos.
Para tanto, ela já participou do curso de defumados neste ano e pretende produzir produtos como bacon, pois na fazenda há 10 suínos. ?Também já estou investindo para comprar minha própria fazenda. E o Senar me incentivou muito, foi o pontapé inicial e vi que poderia ter meu próprio negócio rural?, afirmou.
A produtora já se inscreveu em outro programa do Senar, o GQC (Gestão com Qualidade em Campo), voltado para administração rural que começou no município esta semana. O programa totaliza 230 horas aulas teóricas e de consultoria nas propriedades, visando melhorar a qualidade do produto rural e adequação às exigências do mercado.
?Com o GQC espero planejar melhor meus negócios na fazenda. Vai ser muito bom. Todos os cursos do Senar que fiz aprendi muita coisa e dá para colocar tudo em prática?, finalizou Josiane.

COMPATILHAR: