Em menos de três semanas, os alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais voltarão a ter aulas.

O retorno será remoto, no dia 4 de maio, com escolas fechadas e estudo direto de casa. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) só deve detalhar nos próximos dias como será o ensino a distância, mas o Chamamento Público Emergencial nº 01/2020 para contratação imediata e temporária de profissionais para atuar na produção de teleaulas, como parte do projeto “Se liga na Educação”, Programa de Estudo Tutorado da Secretaria de Estado de Educação, permite antecipar o uso da TV como forma de chegar até as casas dos estudantes. O edital foi publicado pela Rede Minas, a emissora pública do Estado, que confirmou que vai destinar parte da sua grade de programação para a veiculação de tele aulas voltadas aos alunos da rede pública de ensino.

O chamamento informa que o “Se liga na Educação” é uma das três ações do Programa de Estudo Tutorado, que visa a realização de teleaulas pela SEE, referentes às atividades não presenciais decorrentes da situação emergencial vivenciada pela pandemia da Covid-19 e para possibilitar aos estudantes mineiros a continuidade aos processos de aprendizagem e assim minimizar as perdas dos alunos com a suspensão das atividades presenciais. 

Sem dar detalhes de como será a operacionalização do ensino remoto, a SEE informou afirmou que o planejamento foi pensado para promover a “máxima” inclusão e que o material pedagógico foi elaborado com a contribuição de diversas instituições e órgãos envolvidos na educação de Minas, incluindo o apoio de professores das redes estadual e municipais. 

“Essa foi a forma mais inclusiva e cuidadosa de garantirmos a continuidade da aprendizagem dos nossos estudantes. Contamos com o apoio de cada um dos professores que poderão incrementar o material que foi preparado com muito cuidado”, afirmou a secretária-chefe da pasta, Julia Sant’Anna. 

A secretaria afirmou ainda que entende que “nada substitui a relação presencial”, mas informou que, em um momento de isolamento social, novas estratégias precisam ser colocadas em prática. Já se sabe que o projeto tutorado, chamado internamente de “Se liga na educação”, tem duração prevista de até 120 dias, podendo ser encerrado antes, caso a situação da pandemia se encerre.

“Professores e especialistas terão a oportunidade de se aproximar das diferentes ferramentas que temos pensado com todo carinho para esse período de isolamento social na garantia que o processo de ensino e aprendizagem seja feito da forma mais inclusiva possível. O detalhamento de todas as medidas será divulgado na próxima semana”, afirmou a secretária-chefe da pasta, Julia Sant’Anna. Um dos formatos que é discutido, mas ainda sem detalhes, é o de uso da internet, para aplicação de exercícios.

 A SEE ainda não informou como se dará o tira-dúvidas entre tutores e alunos e o processo de avaliação.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: