A Polícia Militar de Minas reforçou, desde sábado (17), o policiamento e o monitoramento na divisa com o Rio de Janeiro para impedir a migração de criminosos cariocas para o Estado, após a intervenção das Forças Armadas na capital fluminense. “A população mineira pode ficar tranquila. Nós não permitiremos a migração da criminalidade do Rio de Janeiro para o nosso estado”, garantiu o comandante Geral da PM de Minas, coronel Helbert Figueiró. O anúncio dele foi durante reunião de rotina com os comandantes operacionais das 19 regionais da corporação no estado, com a presença do governador Fernando Pimentel (PT), que acontece nesta segunda-feira (19), na Cidade Administrativa.

“É importante frisar que a PM está com muita atenção, com um olhar cuidadoso, sobretudo na região da divisa com o Rio de Janeiro. Mas é importante frisar que já tivemos outras ocasiões da presença de tropas federais no Rio e que não surtiram nenhum reflexo em Minas. Já desenvolvemos estratégias de reforço e de monitoramento das divisas. Vamos agora analisar eventuais reflexos, que até agora não foram percebidos”, explicou o comandante.

O encontro começou às 8h30 e irá até às 18h. Segundo o coronel, a questão do Rio de Janeiro será discutida na parte da tarde. Na terça-feira (20), a intervenção das Forças Armadas volta a ser debatida pelos coronéis e todo o alto comando da PM mineira, desta vez para detalhamento de estratégias.

Ainda de acordo com o coronel Figueiró, o reforço da polícia na divisa com o Rio de Janeiro é em caráter preventivo. As tropas dos comandos regionais estão adotando as medidas de reforço e monitoramento. Se for necessário, tropas especializadas serão deslocadas da capital para aquela região.

Segundo o oficial da PM, desde sábado não foi percebido nenhum reflexo da intervenção militar na divisa do Rio com Minas. “Mas, se ocorrerem, as estratégias de respostas serão efetivamente e imediatamente colocadas na divisa do estado. Aí, sim, com a força de reação do comando geral, que são as tropas especiais que estão aqui em Belo Horizonte”, afirmou o comandante da PM. “Todo o plano está formatado. Obviamente, são estratégias operacionais e a gente não pode contar detalhes. Mas, o que eu digo, é que o cidadão mineiro, sobretudo na divisa do estado com o Rio de Janeiro, pode ficar tranquilo”, completou o coronel. “Mas, se a nossa expectativa se frustar, podem estar tranquilos que teremos condições de responder à altura, da forma que a Polícia Militar de Minas Gerais sempre respondeu”, disse o coronel, ressaltando que Minas não precisa de intervenção de tropas federais.

Reunião

O comandante geral da PM de Minas confirmou a reunião dos secretários de segurança pública de Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, prevista para quinta-feira (22), em São Paulo.

“Parte dessa pauta é a questão do Rio de Janeiro. Conversei com o secretário de segurança de Minas, Sérgio Menezes, no final de semana, e o pedido que eu fiz a ele é que coloque lá, nesta reunião, como pleito de Minas Gerais, que a intervenção do Exército no Rio de Janeiro tenha como escopo também cuidar da saída da marginalidade dos outros estados, e não focar só na capital do Rio de Janeiro”, disse coronel Figueiró.

 

 

Fonte: O Tempo ||

COMPATILHAR: