Na tarde desta terça-feira (9), foi realizada no Plenário da Câmara uma audiência pública para a apresentação do Plano de Metas da Administração 2013/2016 em cumprimento do art. 61 item XXII da Lei Orgânica do município.
Na primeira audiência, de um total de três que serão realizadas ainda neste mês, foram apresentadas as metas cujas áreas envolvidas são: Controladoria, Saae, Gabinete e as secretarias de Educação; Fazenda; Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Humano; Cultura; Comunicação e Obras e Trânsito.
Voltada parta o amplo esclarecimento da população, a audiência não foi divulgada com antecedência, apesar disso o plenário da Casa Legislativa estava lotado com a presença maciça de funcionários públicos de várias secretarias. Além do prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, e boa parte do secretariado, também estavam presentes o presidente da Câmara Josino Bernardes/PSC e o também vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN).
Apesar do previsto no art. 61 A da mesma lei, que determina que a apresentação das metas seja feita pelo prefeito em até 180 dias após a data da posse, a audiência em Formiga ocorreu sob o comando do secretário de Gestão Ambiental e Planejamento e Regulação Urbana, Jorge Zaidan.
Na abertura, essa sim feita por Moacir Ribeiro, o prefeito disse que o plano está bem elaborado e foi montado com o apoio de secretários e funcionários para atender a população em suas necessidades. O prefeito falou ainda que em 34 anos de vida pública, nunca havia visto o plenário cheio para a apresentação do Plano de Metas e aproveitou o microfone para falar sobre os problemas políticos que vem enfrentando. ?Eu nunca pensei que uma derrota nas eleições fosse amargar tanto as pessoas, por isso tão fazendo essas coisas. Se fosse um prefeito elitizado na Prefeitura ia ser respeitado em várias classes da cidade, como sou pessoa simples e humilde as pessoas não concordam com a derrota.?.
No tocante ao objetivo do evento, apresentar para a população as propostas e metas da administração para o mandato, observando as diretrizes da campanha eleitoral, nesse primeiro eixo, foram apresentados 46 pontos, dentre eles:
1) A reimplantação do programa de Compra Direta Local da Agricultura Familiar;
2) Programa de modernização da Fazenda Municipal (para atualizar os instrumentos de arrecadação e gestão fazendária);
3) Programa de promoção dos pontos turísticos;
4) Programa de modernização e construção da ETA (Estação de Tratamento de Água);
5) Plano municipal de mobilidade e acessibilidade urbana.
Apresentados todos os pontos, a audiência foi aberta para questionamentos dos presentes e apenas um popular, um dos poucos que estava na Casa, se pronunciou perguntando ao presidente do Saae, Gonçalo Faria sobre os problemas da falta de água no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Sobre o assunto, Gonçalo respondeu que será construído um reservatório de 2 milhões de litros de água, que já está em fase de licitação, que colocará um fim ao problema. O diretor explicou ainda, as ações que estão sendo realizadas na autarquia e falou sobre a elaboração de um Plano Diretor para o Saae, construído pelos próprios funcionários (Item 12 do Plano de Metas).
Sem mais questionamentos, a reunião foi encerrada. As próximas audiências públicas, que são voltadas para toda a população que deve estar ciente do planejamento da Administração Municipal, ocorrerão nos dias 16 e 23 de julho.

COMPATILHAR: