A Record descobriu na superprodução de dramas bíblicos um rico filão, capaz de lhe render algumas rasteiras na gigante da teledramaturgia brasileira, a Globo. É justamente com a minissérie Rei Davi, exibida às terças e quintas, às 23h, que a emissora tem conseguido seus momentos de liderança no Ibope.
A saga do jovem pastor de ovelhas que derrota Golias e sucede Saul como rei de Israel caiu no gosto do público. A minissérie estreou em 24 de janeiro alavancando a audiência do horário e chegou à liderança já no segundo capítulo (ao todo, serão 29), marcando 19 pontos contra 14 da Globo.
Na semana seguinte, outra vez superou a concorrente em 14 a 12, batendo o programa Amor e Sexo, de Fernanda Lima.
Rei Davi já é a terceira reconstituição bíblica feita pela Record desde 2010 – e a de maior orçamento: R$ 25 milhões. Canadá e Chile serviram de locação para cenas que incluem camelos pelo deserto e o confronto de Davi contra um urso.
Os figurinos esbanjam detalhes e traduzem uma pesquisa de época, enquanto os efeitos sonoros são acentuados, e a trilha, grandiloquente. O elenco teve aulas de hebraico e cultura árabe, aprendeu técnicas de lutas marciais e de esgrima.
São, no geral, rostos familiares não apenas para os espectadores costumeiros da Record. Muitos dos atores iniciaram suas carreiras na Globo, a exemplo de Leonardo Brício, o protagonista, e de Maria Ribeiro, que interpreta sua primeira esposa, Mical.
Atual
A autora, Vivian de Oliveira, atribui o sucesso da minissérie ao interesse do público por conhecer os detalhes da vida dos personagens bíblicos. Creio que a história tem muita força por si só. Davi é um grande ícone da cultura cristã e judaica. Mesmo os leigos já ouviram falar da luta clássica entre Davi e Golias. Muitos não sabem que o Davi que escreveu os salmos é o mesmo que lutou com Golias e pecou com Bate-Seba, diz.
Além dessa curiosidade, segundo Vivian, sua trama traz temas atuais. ?Rei Davi? é uma história rica e cheia de reviravoltas. Todos os principais elementos de dramaturgia estão presentes. Estamos contando como um homem do povo se transformou num rei poderoso, a história de um homem de caráter nobre, mas que, ao mesmo tempo, é capaz de cometer assassinato e trair um amigo, e de como ele se arrepende e enfrenta as terríveis consequências desses atos. ?Rei Davi? fala de como nós somos, cheios de luzes e sombras, defende.
Religião
Mais do que uma trama folhetinesca com viés religioso, Rei Davi seria uma legítima história bíblica, na qual se inserem elementos de folhetim. A opinião é do pesquisador Nilson Xavier, autor do Almanaque da Telenovela Brasileira. É uma produção de qualidade direcionada a um público específico, diz ele, referindo-se às várias vertentes da fé cristã. E o público brasileiro é religioso, não tenha dúvida.
Mas o pesquisador observa que a própria Record já havia tentado no passado, sem sucesso, outras produções bíblicas – como a primeira versão de A História de Ester, de 1998. A diferença nessa nova fase – iniciada em 2010 com uma segunda versão de A História de Ester, seguida por Sansão e Dalila- está na proporção dos investimentos. Acredito que, se não fosse uma produção de qualidade, não teria essa repercussão toda. E a Record está fazendo um bom trabalho de divulgação, diz Xavier.

COMPATILHAR: