Técnico novo e postura velha. Se a chegada de Levir Culpi empolgou aos torcedores, para o time não teve o mesmo efeito. Apesar de enfrentar um Grêmio cheio de jogadores reservas e com o estádio vazio, o Galo amargou sua segunda derrota seguida, desta vez pelo Brasileirão. Em mais uma atuação bem abaixo do aceitável a equipe atleticana perdeu por 2 a 1, com gols de Alan Ruiz e Bruno Coelho; Fernadinho fez o de honra.
Além do respeito, Levir Culpi vai precisar melhor a eficiência do time e a resgatar a confiança de jogadores importantes. O primeiro tempo terminou com triunfo do Grêmio por 2 a 0, mesmo o Atlético com a bola em 60% do tempo. As finalizações, no entanto, foram 7 a 3 para os gaúchos. O retorno da confiança é regatar jogadores importantes. Diego Tardelli e Ronaldinho são apenas sombras em campo.
Pensando na decisão de quinta-feira (1º), contra o Atlético Nacional-COL, pela Libertadores, o técnico Levir Culpi tem pouco tempo para arrumar muita coisa. Um ponto importante é recuperar o respeito dos adversários. Algumas partidas atrás o campeão da América era temido ao entrar em campo. Agora, mesmo diante de uma equipe de jovens jogadores, como o Grêmio usou neste domingo(27), o Galo já é pressionado desde o primeiro minuto.
Duelo de gigantes
Um duelo de gigantes, de clubes acostumados a grandes jogos e conquistas. Assim é, sempre, uma partida entre Cruzeiro e São Paulo. Neste domingo não foi diferente, mas um erro da arbitragem manchou o encontro das equipes, confronto que terminou em 1 a 1, no Parque do Sabiá, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Gols de Júlio Baptista e Antônio Carlos.
Wagner Nascimento Magalhães, árbitro do jogo, ajudou o São Paulo a dar um golpe de misericórdia na Raposa, que até saiu na frente do placar e ficou perto da vitória. Nos acréscimos do segundo tempo, após falta marcada de forma equivocada pelo juiz, o empate amargo no Triângulo Mineiro.
Julio Baptista – cria das categorias de base do time do Morumbi -, que enfrentava o seu ex-clube pela primeira vez, abriu o marcador aos 5 min do segundo tempo. Antônio Carlos, o zagueiro artilheiro do Tricolor Paulista, empatou aos 46 minutos da etapa final.
A falha do árbitro, que auxiliou o empate são-paulino no fim, colocou em segundo plano o confronto particular de dois dos grandes treinadores do futebol brasileiro na atualidade, Marcelo Oliveira e Muricy Ramalho. Ambos foram jogadores contemporâneos, com carreiras iniciadas na década de 70 e, mais de 40 anos depois, agora como técnicos, voltaram a ficar frente a frente.
Grandes conhecedores e estudiosos do futebol, os comandantes armaram suas equipes com o que tinham de melhor. Resultado disso, um jogo truncado, muito tático e em certos momentos bem amarrado por conta da forte marcação.
Marcelo Oliveira não conseguiu fazer com que a Raposa quebrasse o longo tabu de dez anos sem vitória como mandante diante do São Paulo. A última vez que os celestes venceram o time do Morumbi em casa foi em 2004.
Com o resultado no Triângulo, já que jogou longe do Mineirão por conta de punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os azuis somam apenas um ponto.
O próximo compromisso do Cruzeiro é diante do Atlético-PR, no próximo sábado (3), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida é válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

COMPATILHAR: