O Comandante da 13ª Companhia de Policia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Antônio Pereira Neto se reuniu na tarde desta terça-feira (25), com padres e pastores de Formiga. O encontro ocorreu na sede da companhia.
A proposta é fazer com que as lideranças religiosas instruam os fiéis que participarão de mais um protesto do movimento ?Formiga também acordou?, agendado para o próximo sábado (29), a partir das 10h, com saída às 11h do Terminal Rodoviário, sobre a necessidade de manter a ordem e a tranquilidade, como o que ocorreu no sábado (22), quando mais de 6 mil pessoas participaram do manifesto.
O comandante explicou que não se pode coibir a população desfrutar de um direito constitucional de livre manifestação, mas é importante resguardá-la. E além do trabalho da polícia, que vem sendo feito e foi alvo de muitos elogios, é importante salientar sempre a necessidade de que esses atos sejam pacíficos. ?É importante pedir ainda, que os fiéis passem essa informação a frente, inclusive instruindo a denunciar qualquer ato de violência ou de vandalismo?, disse o comandante.
Os participantes da reunião, cerca de 10 pessoas, questionaram se o serviço de inteligência da PM já trabalha para averiguar os boatos de que vândalos estariam infiltrados ao movimento para causar tumulto. Sobre essa questão, o Tenente Coronel explicou que há um trabalho intenso, não para resolver o problema caso ocorra, mas para evitá-lo. ?Na semana passada, todas as pessoas que divulgaram nas redes sociais sobre uso de violência ou confecção e venda de coquetel molotov foram chamadas por nós e ouvidas, sendo ainda advertidas que, em caso de vandalismo, depredações ou uso da arma incendiária, elas seriam as primeiras suspeitas?.
A proposta, agora, é levar pelo menos 20 mil pessoas para as ruas, o comandante acredita que caso isso ocorra, há toda condição de que os protestos continuem pacíficos. ?Em Juatuba, participaram no máximo 400 pessoas que pararam a MG-050, e lá teve um pequeno conflito com a polícia. Não é a quantidade de pessoa, mas a intenção. Aqui, quando começaram, um indivíduo tentou provocar tumulto. Ele foi imediatamente vaiado e todos se assentaram e a polícia interviu, imediatamente, e mesmo com mais de 6 mil pessoas, tudo transcorreu com tranquilidade?.

COMPATILHAR: