A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) alerta para uma possível epidemia de dengue em várias cidades. Somente em janeiro deste ano, foram notificados 6.013 casos da doença no Estado. Dois óbitos suspeitos para dengue hemorrágica, ocorridos em Arcos e Dores do Indaiá, estão sendo investigados.
De acordo com o superintende de Epidemiologia da SES, Francisco Lemos, foram registrados nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2010 89% de casos de dengue a mais do que no mesmo período de 2009. No ano passado, ocorreram 1,84% casos de dengue notificados a mais do que em 2008. Nos 20 municípios que apresentam o maior número de casos notificados no Estado, estão concentrados 77% das notificações.
Dos 27 municípios que atualmente realizam o Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) em Minas, 25 apresentaram números que apontam para estado de alerta ou de risco para infestação pelo mosquito transmissor da dengue. Apenas Conselheiro Lafaiete, com índice de 0,7%, obteve resultado satisfatório.
São considerados em risco para infestação Belo Horizonte, 4,1%; Betim, 4,1%; Brumadinho, 5%; Governador Valadares, 6,1%; Ituiutaba, 8%; Juiz de Fora, 4,9%; Montes Claros, 7,8%; Ribeirão das Neves, 4,5%; Sabará, 4,2% e Sete Lagoas, com 5,7%. Outras treze cidades estão em situação de alerta, apresentando indicadores entre 1% a 3,8%. Ipatinga não realizou o Liraa na semana pactuada. Os depósitos mais comuns são os móveis, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus, lixos e outros resíduos sólidos, etc.
Ações conjuntas entre Arcos e SES
A cidade de Arcos é o município que apresentou até o momento o maior número de casos notificados de dengue em 2010. Foram 774 notificações, sendo um caso de óbito suspeito por dengue hemorrágica, que está sendo investigado.
O prefeito da cidade, Claudenir José de Melo, se reuniu nesta terça-feira (2), com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e com técnicos da SES e relatou a situação da dengue na cidade, que está com estado de emergência decretado.
De acordo com a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Helidea de Oliveira Lima, que também participou da reunião, a SES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arcos, está formulando um plano de contingência da dengue, que será implantado ainda nesta semana. Algumas das ações da SES previstas neste plano são a capacitação para profissionais de saúde do município, organização dos fluxos assistenciais e a disponibilização de insumos, como soro e hidratação oral.

COMPATILHAR: