Na maioria dos estados brasileiros, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro. A alíquota desse pagamento obrigatório varia conforme o modelo do veículo e também de acordo com o estado em que o contribuinte reside.
Alguns estados já divulgaram os prazos para pagamento, as alíquotas e os descontos no pagamento à vista; os demais estados devem informar as datas de vencimento do imposto nos próximos dias.

IPVA em Minas
Em Minas Gerais, o pagamento do IPVA para os contribuintes começa em janeiro e vai até março. A data de pagamento depende do final da placa do veículo e o parcelamento pode ser feito em três vezes.
Para consultar o valor do IPVA em Minas de acordo com a marca e o modelo do veículo, clique aqui.Para emitir o boleto para o pagamento do IPVA clique aqui.
A alíquota do IPVA é de 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários; de 3% para caminhonetes de carga e furgões; de 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários de transporte público e motocicletas; e de1% para veículos de locadoras e ônibus, microônibus e caminhões.
Veja na imagem (tabela) as datas de pagamento do IPVA.

COMPATILHAR: