O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Corpo de Bombeiros, iniciou na sexta-feira (8) o trabalho que visa coordenar o planejamento, preparação e implantação de Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC) para o verão 2010-2011 nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O começo da agenda foi marcado por reunião com representantes das coordenadorias municipais das 34 cidades da RMBH e técnicos estaduais responsáveis pela gestão de risco em Minas Gerais, tendo como objetivo apresentar as tarefas a serem cumpridas pelos gestores nos próximos meses. A proposta do Estado é que as ações realizadas pelos municípios ao longo do período de chuvas sejam monitoradas por uma equipe técnica do governo e de consultores especiais, de modo a reduzir perdas de vidas humanas decorrentes de acidentes relacionados às enchentes e desabamentos.
Para a realização do trabalho, foi contratada uma equipe de profissionais com experiência em áreas de risco geológico, para dar suporte e monitorar as equipe das prefeituras da RMBH, no período de outubro de 2010 a maio de 2011.
No último ano Minas Gerais diminuiu o número de ocorrências de tragédias oriundas de deslizamento de encostas e inundação, ao contrário do que aconteceu com outros estados do país.

COMPATILHAR: