Você que quer prestar vestibular para universidade federal no próximo ano, prepare-se. O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abre suas inscrições hoje (15) e encerra em 17 de julho. Várias mudanças foram feitas para que o Enem faça o papel de vestibular unificado para as universidades federais.
No dia 31 de março, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou uma nova proposta para o Enem, que substituirá o vestibular de 55 universidades federais. Até 2008, o exame contava com 63 questões de múltipla escolha e uma redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 perguntas a serem aplicadas em dois dias.
Com as mudanças, o exame, que era realizado no mês de agosto, passa a ser feito em outubro, já com data marcada para os dias 3 e 4. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas, com início às 13h e encerramento às 17h30. No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, as provas vão começar às 13h e terminar às 18h30.
A proposta do novo modelo é facilitar a vida dos vestibulandos que vão realizar as provas de diversas faculdades em uma só, evitando o deslocamento para outros estados. Até o dia 15 de maio, 38 das 55 universidades federais já teriam aderido ao Enem como processo de seleção. No entanto, somente 20 universidades já confirmaram a participação no vestibular unificado.
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) publicou o posicionamento das universidades em relação à adesão ao novo vestibular em seus processos seletivos. São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Participantes
O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.
A média de desempenho obtida no Enem será muito importante para garantir uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial. Além disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio e, a partir do ano que vem, vai medir o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.

COMPATILHAR: