Em comemoração ao dia internacional do museu, que ocorre no dia 18 de maio de cada ano, o Museu Histórico Francisco Fonseca, de Formiga, programou várias atividades para crianças de 6 a 15 anos durante a semana com o intuito de mostrar a importância do museu

O Museu Histórico Francisco Fonseca realizou, de 12 a 16 de maio, várias atividades infantis, com duração de uma hora, em média, onde as crianças, além de conhecerem as peças que compõem o museu, tiveram uma aula divertida e diferente, explicando a história e a importância do museu na sociedade atual.
Maria Inês Ferreira Bueno, estagiária do museu, fez a apresentação e ensinou às crianças que o museu é muito mais que um simples depósito de coisas velhas, que o presente depende do passado, o que segundo André Tomé de Assis, professor de estudos sociais da 4ª série do Colégio Santa Terezinha, é muito importante, pois esse é um tema estudado em sala de aula com os alunos. Além da apresentação de Maria Inês, durante cada dia o museu contou com a participação de pessoas diferentes que também abordaram o tema da importância do museu.
No primeiro dia, segunda-feira, 12, e na quarta-feira, 14, o museu recebeu o Palhaço Rachid que promoveu diversas brincadeiras, onde todos eram convidados a participar. Já no segundo dia, 13, o coordenador de teatro Gilberto Basílio apresentou um esquete teatral intitulado ?A minha origem é o museu?, que mostrou às crianças que muitos objetos usados por elas podem ser identificados com outros que estão expostos no museu. O esquete também aborda o tema da importância do passado no presente, fazendo com que as crianças se identifiquem com a história.
Nos dias 15 e 16, Neusa Maria de Almeida e Walquiria Angélica Passos, respectivamente, contaram histórias para os estudantes. O evento, durante toda a semana, contou com a presença de 18 escolas da região, mobilizando mais de 500 visitantes dentre alunos e professores.
E para encerrar o evento, hoje, sexta-feira, a partir das 20h acontecerá a ?Noite de Autógrafos? no salão da Sede Social, que contará com a presença dos autores: Gustavo Oliveira, Kleber Garcia Campos, Zélia Alves de Oliveira Veloso, entre outros. As obras desses autores estarão à venda na ?Noite de Autógrafos?.

COMPATILHAR: