Os lojistas e comerciantes passarão a oferecer o serviço de Pix Saque e Pix Troco em dinheiro. As funcionalidades estão previstas para começar até o final do ano.

O anúncio foi feito pelo Banco Central em um evento virtual promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Com isso, os clientes poderão usar as ferramentas para retirar dinheiro em espécie nos estabelecimentos comerciais. 

O Pix Saque tem o objetivo apenas da retirada de dinheiro, enquanto o Pix Troco envolve uma transação de compra, em que o comprador poderá pagar um valor maior via Pix a fim de receber o troco em espécie.

Na avaliação do presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a medida levará novas funcionalidades para o consumidor e tornará as pequenas empresas mais atrativas. 

“Para o consumidor, será gratuito. Hoje, ele paga para sacar em uma maquininha de ATM e naqueles bancos 24h. Ele também evitará o deslocamento ao banco. Ele já está almoçando, jantando ou fazendo um lanche, ou está em um posto de gasolina, supermercado, ou seja, é muito bom em termos de conveniência”, afirma Solmucci.

O presidente da Abrasel também destaca o benefício para moradores de cidades do interior do Brasil, onde não há agências bancárias ou caixas eletrônicos para saque. 

O interesse do sistema financeiro na funcionalidade está na redução de custos para os bancos, que diminuirão os gastos de implantação e manutenção de máquinas e até economizarão na segurança. “O Banco Central também ganha, porque manusear o dinheiro é muito caro, com transporte, garantia e segurança”, acrescenta Paulo Solmucci.

Fonte: CNN Brasil

COMPATILHAR: