Membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e do Conselho Municipal da Identidade Negra (Comin) estiveram na quarta-feira da semana passada (15) em Brasília para apresentar o projeto de construção de um Centro de Referência da Cultura Negra em Formiga. A visita visava a busca de recursos financeiros para a viabilização do projeto.
De acordo com o presidente do Comin, José Antônio Firme, e com o secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos Silva, a idéia é fazer com que todas as manifestações culturais relativas à identidade negra, sejam realizadas em um espaço inteiramente construído e preparado para essa função. ´Manifestações como apresentações de Hip Hop, capoeira, congado, entre outras atividades que tenham uma raiz na cultura negra teriam ali um espaço garantido para serem realizadas´, esclarece Firme.
O presidente do Conselho ainda frisou que, para que seja alcançado esse objetivo, é necessária uma readequação do projeto dentro de parâmetros legais atualmente aceitos para que, somente então, seja possível a viabilização de uma verba ? ou por patrocínio, ou através do Ministério da Cultura. ´Nós voltaremos a Brasília na próxima semana para apresentar o projeto novamente, com as devidas mudanças. Daí saberemos como virá essa verba. A idéia é que, uma vez liberado o dinheiro, dentro de um ano a construção seja concluída´, comenta.
O projeto do Centro de Referência da Cultura Negra prevê que ele seja construído na Rua Nova, no Bairro Lajinha.

COMPATILHAR: