A Comissão de Saúde do Município da Câmara Municipal emitiu um ofício nessa quarta-feira (12) informando que solicitou que as pautas das Reuniões Ordinárias no Legislativo sejam “trancadas” até a reabertura das academias, que estão fechadas desde a adesão ao “Minas Consciente”.

Segundo o secretário da comissão, o vereador Delano Santiago (MDB), o ofício simboliza insatisfação quanto ao plano que permite a reabertura de bares e não admite o funcionamento das academias.

O ofício está sendo apreciado pelos vereadores e até o momento tem 11 assinaturas; quem assinou não foi revelado. Seis vereadores ainda não tiveram contato com o documento. O ofício deverá ser protocolado na Câmara quando tiver todas as assinaturas. Em seguida, será entregue à Prefeitura nesta quinta-feira (13).

Divinópolis entrou na onda amarela do programa, cujo objetivo é realizar a retomada das atividades econômicas de forma gradual nos municípios mineiros durante a pandemia. Na onda amarela, as academias não podem funcionar, segundo a legislação do plano, que só permite o funcionamento do setor na onda verde.

Ofício

O documento foi apresentado na reunião de quarta-feira pelo vereador Delano Santiago (MDB), que é secretário da Comissão de Saúde. Na ocasião ele foi categórico ao falar sobre a insatisfação dos parlamentares sobre o fechamento das academias.

“Estamos sugerindo o travamento da pauta enquanto o prefeito não abrir permissão para reabertura de todas as academias. A Comissão de Saúde exige que as academias sejam abertas. Não há justificativa técnica cientifica para fechar as academias. Abre o lugar que adoece e fecha o local que gera saúde”, declarou em plenário.

O documento sugere ainda a abertura do setor de forma imediata, assim que ele for entregue à Prefeitura.

Quase 200 pessoas, entre donos e representantes de academias participaram na segunda-feira, da manifestação pedindo a reabertura do setor que está fechado desde a adesão do município ao Minas Consciente. A cidade está na onda amarela, que não permite o funcionamento dos estabelecimentos.

A manifestação ocorreu de forma pacífica e durou cerca de duas horas. Os manifestantes se reuniram às 14h30, na Praça da Catedral e finalizaram a passeata na Rua Minas Gerais, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por volta de 16h15.

Segundo o representante do grupo de academias em Divinópolis, João Carlos Ribeiro, a manifestação reuniu 151 representantes do setor e 43 donos de academias.

Fonte: G1

COMPATILHAR: