Em reunião semanal, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu pela permanência da macrorregião Oeste na Onda Vermelha do “Minas Consciente” por mais uma semana. A decisão foi divulgada nessa quinta-feira (29) e passa a valer a partir de sábado (1º).

A região passou mais de um mês na Onda Roxa, a mais restritiva do plano estadual. Até a última atualização desta matéria, a classificação das microrregiões não tinha sido atualizada.

O Estado apontou que a adoção das medidas restritivas impostas pela Onda Roxa em Minas Gerais já são observadas. Nos últimos 14 dias, houve queda de 38% na incidência da Covid-19. Na última semana, a redução foi de 13%.

“As medidas restritivas da Onda Roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).

 Vacinação

 O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, explicou que a vacinação contra a Covid-19 é responsável por uma queda considerável no número de óbitos, especialmente nas faixas etárias que receberam as duas doses.

“A proporção de óbitos por faixa etária mostra a eficácia da vacinação. Desde março, quando a população acima de 90 anos recebeu imunidade total após a segunda dose, a proporção de mortes desse grupo está caindo. A nossa expectativa é de que a faixa entre 60 e 79 anos, que hoje equivale à maior taxa de óbitos, também tenha queda expressiva com a segunda dose”, explicou.

O secretário disse ainda que os jovens estão se expondo mais ao vírus e por conta da nova variante, mais contagiosa, houve aumento na incidência da doença neste grupo.

“É fundamental que os jovens redobrem os cuidados até que a vacinação atinja todos os grupos”, orientou.

 O Estado já enviou, até o momento, 6,1 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 aos municípios.

 Cirurgias eletivas

 O Comitê também decidiu que as cirurgias eletivas seguirão suspensas até dia 30 de junho, seguindo as determinações da Onda Roxa, até que haja estoque de medicamentos e anestésicos necessários para a intubação.

De acordo com o Estado, o grupo estuda a possibilidade de retorno gradual destas cirurgias durante este período, mas só aquelas que não utilizam os medicamentos do kit intubação.

“Nos próximos dias, vamos receber, por exemplo, cerca de 120 mil ampolas de sedativo, o que já nos ajuda a ter mais segurança”, afirmou o Fábio Baccheretti.

 Onda Vermelha

No atual modelo do “Minas Consciente” mesmo que a cidade esteja na Onda Vermelha, comércio e eventos, por exemplo, serão liberados. As mudanças foram anunciadas em janeiro.

Mesmo com as alterações, algumas regras de distância como capacidade e limite de ocupação, devem ser seguidas. Há também restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

Fonte: Tapiraí Tv

COMPATILHAR: