O prefeito Aluísio Veloso/PT participou de uma reunião na Secretaria de Estado Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), na segunda feira (4). Também participaram do encontro, o chefe de Gabinete, Sheldon Almeida; os secretários municipais José Jamir Chaves (Desenvolvimento Econômico), Túlio Fonseca (Comunicação) e Luís Carlos da Silva (Desenvolvimento Humano), o proprietário do Furnas Park Resort, Paulo Alves; o presidente da CDL, Rogério Iunes e a vice-presidente da Acif, Isabel Cristina Castro Pereira.
Foram convidados ainda, para participarem da reunião, o reitor do Unifor Marco Antônio de Sousa Leão e o vereador Moacir Ribeiro/PMDB, que por incompatibilidade de agenda não puderam comparecer. A comitiva foi recebida na parte da manhã pelo corpo técnico da Secopa e a tarde pelo secretário da pasta Sérgio Barroso e o chefe de Gabinete, Éder Campos.
Aluísio Veloso falou ao secretário das boas condições que Formiga tem para ser uma das base camp da Copa de 2014 e do grande interesse da administração municipal e da população em fazer parte do evento.
O empresário e proprietário do Furnas Park Resort, Paulo Alves falou sobre os atrativos turísticos, econômicos, de localização e do grande potencial da região. Além disso, abordou os benefícios que o evento traz para toda região Centro-Oeste.
O chefe de Gabinete Éder Campos explicou que a Secopa é uma interlocutora entre os municípios mineiros e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e que a pré-seleção dos municípios levará em conta, principalmente, a qualidade de hotéis e a proximidade com aeroportos.
Os assessores da Secopa explicaram ainda que recentemente foi executada a obra de ampliação do aeroporto de Divinópolis, um dos mais próximos a Formiga. A assessoria da Secopa disse ainda que poderá ser feito um estudo para ampliação do aeroporto no município.
A assessora especial da Secopa, Mariana Bahia, contou que as delegações têm o direito de escolher hospedagens em cidades que não estejam no book da Fifa. Este fato não descartaria a participação de Formiga caso o município não esteja entre os selecionados pela federação.
Já o chefe de Gabinete da Prefeitura de Formiga, Sheldon Almeida, falou ao secretário do legado que a Copa 2014 poderá deixar na região caso o município esteja entre os selecionados. Sheldon Almeida ressaltou importância de obras de melhoramento do aeroporto e de outras obras de infraestrutura que devem ocorrer no período que antecede o evento e que serão utilizadas pela população mesmo após o encerramento da Copa.
O secretário Sérgio Barroso afirmou que o Estado não pode garantir todo o investimento para as cidades candidatas a base camp da Copa de 2014, porém, afirmou que estão trabalhando para incentivar o turismo e nas melhorias das linhas aéreas e aeroportos.

COMPATILHAR: