Evitar a exposição excessive ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumorescutâneos.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

·        Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

  Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).

·        Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

·        Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

·        Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

·        Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

·        Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

 

Dr. Marcelo Batista – Dermatologista – CRM 41898 – RQE 29413

Presidente da Associação Médica Regional de Formiga

COMPATILHAR: