Os computadores como os conhecemos hoje vão ficar com cara de velhos em 2011. Pelo menos é o que indica documento divulgado pela Intel nesta semana. A fabricante de processadores afirma que a hibridização vai marcar a nova geração, que será cada vez mais uma fusão entre notebooks e tablets, os computadores em forma de prancheta que já eram operados com caneta especial e, agora, com toques dos dedos.
Bons exemplos são o protótipo da Dell baseado em tecnologia da Intel, e o novo MacBook Air de 11 polegadas, que se comporta como um tablet em forma de laptop.
Segundo o relatório, surgirá a primeira onda de computadores com capacidade de percepção e compreensão de contexto, que lançam as tecnologias hard e soft sensor. Por exemplo, um dispositivo móvel chamado de Assistente Pessoal para Férias usa as tecnologias da computação com compreensão de contexto para ajudar a conseguir o máximo das viagens de férias. Os dispositivos portáteis usam hard sensors (câmeras que reconhecem objetos e informações baseadas no GPS) e soft sensors (informação que os viajantes inserem no dispositivo, como preferências de datas e culinárias) para fazer as melhores recomendações relacionadas a lugares para visitar, comer e desfrutar.
Devem se popularizar também os letreiros interativos, com características semelhantes ao filme Minority Report, incluindo o reconhecimento de rostos e gestos. Por enquanto, os donos de iPhone podem aproveitar: foi lançado um aplicativo para o celular da Apple que traduz informações de placas e museus, por exemplo. É só mirar o iPhone para uma placa, e ele traduz o texto na própria placa, usando seus poderes de realidade aumentada.
TV inteligente
Segundo as cabeças pensantes da Intel, o conceito de TV inteligente já trabalhado por Sony, Logitech, Boxee, Cisco e LG se tornará realidade. A ideia é trazer conteúdo online para dentro da TV sem a utilização de outros aparelhos.
Um painel de instrumentos próprio dará acesso à conteúdos como filmes, seriados, navegação web e aplicativos integrados para e-mail, álbuns de fotos, horóscopo, e jogos online.
No modelo da LG haverá programas para a prática de Yoga e um livro de colorir interativo controlado pelo controle mágico, que parece um controle de Wii.

Imprimir
Comentários