No dia 27 de dezembro a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou R$ 145 mil para a Associação dos Produtores Feirantes de Formiga. A quantia foi depositada em uma conta no Banco do Brasil e é referente ao Projeto de Compra Direta com Doação Simultânea, uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), já em funcionamento no município desde 2005.
A Cooperativa Agrícola Padre Trindade e a Associação dos Apicultores de Formiga e Região também apresentaram projetos, que se encontram em fase final de análise, com possibilidade de aprovação para os primeiros meses de 2011.
O programa Compra Direta é uma Ação do Fome Zero, que propicia a valorização dos Produtos da Agricultura Familiar garantindo a compra e a alimentação decente da população que e encontra na situação de insegurança alimentar.
A Compra Direta com Doação Simultânea, uma das modalidades do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, só pode ser operacionalizada através das associações organizadas. A Prefeitura de Formiga, através do Departamento de Políticas Rurais, orienta na gestão, presta assistência técnica e elabora o projeto junto aos agricultores. Essa dinâmica fortalece os grupos associados e vai educando para diminuir o paternalismo, gerando autonomia. No ano de 2010, foram apresentados quatros projetos de compra à Conab; sendo dois da Cooperativa Agrícola Padre Trindade, um da Associação dos Apicultores de Formiga e Região e esse da Associação dos Produtores Feirantes, que foi liberado recentemente?, explica a supervisora de Políticas Rurais e responsável pelo Programa de Compra Direta em Formiga, Maria Vitória Ramos.

COMPATILHAR: