O Conclave de Cardeais para eleger um novo Papa após Bento XVI renunciar no fim deste mês será realizado a partir de 15 de março, afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O início do conclave não poderá acontecer antes de 15 de março. Nós temos de esperar um conclave começar no dia 15, 16, 17, 18 ou 19 de março, afirmou.
Na manhã desta quarta-feira, o Papa Bento XVI foi recebido com entusiasmo pelos fiéis em sua primeira aparição pública após anunciar sua renuncia. Com a aparência cansada, o papa alemão chegou na Basílica de São Pedro às 10h44 locais (7h44 de Brasília) para a tradicional audiência geral das quartas-feiras. Em seu discurso, Bento XVI disse que tomou a decisão de abandonar o pontificado pelo bem da Igreja e que orou arduamente e examinou sua consciência antes de renunciar.
O pontífice afirmou estar consciente da gravidade da decisão, mas também está consciente da diminuição de suas formas espirituais e físicas. Ele afirmou acreditar que está certo de que a Igreja vai apoiá-lo com orações e que Cristo o vai continuar guiando. Seu sermão tratou sobre as tentações a que Jesus Cristo teria sido submetido durante os 40 dias e 40 noites que jejuou no deserto da Judeia, segundo o Evangelho.
No dia 11 de fevereiro o papa Bento XVI deixou os católicos perplexos ao anunciar que vai deixar a liderança da igreja, abandonando o cargo no dia 28 de fevereiro. Em latim, durante um consistório para a canonização de dois mártires no Vaticano, o pontífice, de 85 anos, afirmou que estava renunciando devido à idade avançada, por não ter mais forças para exercer o cargo. O último papa a renunciar antes de Bento XVI foi Gregório XII, em 1415.

COMPATILHAR: