A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) abriu concurso público com 3.410 vagas para o cargo de agente de segurança penitenciário. O edital foi publicado, nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial do Estado.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), www.ibfc.org.br, no período de 1º a 30 de outubro de 2012. O valor da inscrição é R$ 50.
As 3.410 vagas do concurso integram umas das ações do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência divulgado, em maio deste ano, pelo secretário de Estado de Defesa Social (Seds), Rômulo de Carvalho Ferraz. O documento contém obras, ações integradas e novos métodos de ação, cujo objetivo é reduzir a criminalidade violenta no Estado.
O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Vagas e remuneração
As 3.410 vagas serão distribuídas entre as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado (Risps). De acordo com edital, os agentes devem cumprir carga horária de 40 horas semanais, em escala de plantão ou diarista, dependendo da necessidade de cada unidade. O salário básico é R$ 1.954,67.
Ao fazer a inscrição, o candidato deverá ler atentamente o edital para certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos para o cargo, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas. A conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e ter 18 anos completos são alguns dos requisitos para o cargo.
Etapas
O concurso será realizado em seis etapas. Serão realizadas provas objetivas de múltipla escolha e redação, de condicionamento físico por testes específicos, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta, exames médicos, além de um curso de formação técnico-profissionalcom aulas práticas, teóricas e estágio supervisionado nas unidades para os pré-selecionados.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação será responsável pela primeira, segunda, terceira e quinta etapas. A quarta e sexta etapas ficarão a cargo da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Seds.
Todas as provas, testes ou exames do concurso serão realizados em Belo Horizonte, ressalvadas a primeira e sexta etapas, correspondentes à prova objetiva de múltipla escolha e redação, na qual o candidato poderá optar pelo município onde quer realizar a prova, e ao curso de formação Técnico-Profissional, que será realizado em Belo Horizonte ? para os candidatos às vagas da 1ª, 2ª e 3ª Risps ? e nas cidades sede das outras Regiões Integradas de Segurança Pública, para os demais candidatos.
Para outras informações, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IBFC pelo telefone (11) 4701-1658, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

COMPATILHAR: