O apagão que deixou dez estados brasileiros no escuro teve origem em função de condições adversas meteorológicas, é o que afirma o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (11), ele afirmou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR).
As panes ocorreram em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo; a outra ocorreu em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).
Segundo o secretário, a energia elétrica foi restabelecida quatro horas depois do início do blecaute, que começou às 22h14 desta terça-feira (10). Não há danificação de equipamentos. Houve uma frente [fria] muito forte, com ventos e chuvas muito fortes, concentradas em Itaberá, explicou. A cidade recebe circuitos da usina hidrelétrica de Itaipu e redistribui energia para outras regiões.
As causas do apagão ainda não foram exatamente definidas e a origem do problema deverá ser apresentada em reunião marcada para às 17h, no Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS). Foi uma perturbação. Agora, se faz uma análise bastante aprofundada da área com o Operador Nacional do Sistema (ONS). O ministro determinou ontem a convocação emergencial do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que será realizada hoje às 17h, disse Zimmermann.
Para o secretário-executivo, a princípio, o apagão teria ocorrido após o sistema acionar mecanismos de defesa. Todo o sistema de transmissão cria uma situação que pode fazer o circuito desarmar uma linha e não causar nada. Nesse caso, tivemos três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois você tinha toda a carga religada no Brasil, destacou.
O secretário do MME afastou a possibilidade de o problema ter ocorrido por alguma sabotagem e negou que a falta de investimento no setor elétrico pode ter contribuído com o apagão. O país hoje é o que tem o sistema mais interligado do mundo. O Brasil vem investindo pesadamente em um sistema de transmissão robusto. Aumentamos a interligação, disse.
Na manhã desta quarta-feita, a direção da empresa Furnas Centrais Elétricas, responsável pela transmissão de energia, informou que as linhas de transmissão que interligam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão operando normalmente e não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres.

COMPATILHAR: