O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que selecionará estudantes para vagas em instiuições federais considerando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), receberá inscrições entre 6h e 23h59 nesta segunda (1º).
Até o início da noite deste domingo (31), 335 mil estudantes efetuaram inscrições. De acordo com internautas, houve dificuldade de acesso e lentidão principalmente na sexta e no sábado.
A cada dia, os alunos saberão a nota de corte do curso escolhido e poderão avaliar se têm chances ou não de conseguir uma vaga. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição e esperar novamente pelo processamento até o dia seguinte.
A central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) funciona entre 6h e 23h59 para tirar dúvidas dos candidatos no 0800 616161. Além do telefone o contato pode ser feito no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.
Dados inválidos e inscrição
Para os estudantes que receberam o aviso de ´dados inválidos´ ao tentar se inscrever, a recomendação do ministério é verificar se estão ingressando no SiSU com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.
Caso o candidato não recorde a senha cadastrada no Enem, é possível recuperá-la pelo site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009.
Ao finalizar a inscrição, o sistema informa ao aluno que sua inscrição está concluída. É necessário imprimir o comprovante.
Possibilidade de adiar prazo de inscrições
O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) Henrique Paim, não descartou, neste sábado (30), a possibilidade de prorrogar as inscrições desta primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na classificação de estudantes a 51universidades públicas.
As inscrições da primeira etapa terminam no dia 3. ?Nós estamos avaliando isso permanentemente. Se tiver qualquer necessidade [de prorrogação do prazo] nós vamos tomar a decisão, disse o secretário.
Além do número de acessos que congestionou o sistema desde sexta (29), estreia do SiSU, o MEC informou que houve a necessidade de trocar um equipamento que estava com defeito. Apesar da lentidão, o número de inscrições neste sábado foi quatro vezes maior do que ontem. No último balanço, divulgado 19h, havia um total de 180 mil alunos inscritos.

COMPATILHAR: