Redação Últimas Notícias

Todos os 10 atuais vereadores de Formiga buscam manter-se no cargo e por isso, se candidataram para as eleições de novembro.

Para entender, em números, o andamento da Casa Legislativa, o portal buscou informações sobre as atividades parlamentares nos últimos anos e recebeu dados referentes ao início do mandato dos vereadores, em 2017, até o dia 28 de setembro deste ano.

De acordo com os dados divulgados pela Câmara,  até a data mencionada, 581 proposições tramitaram no Legislativo, dentre projetos de Lei Ordinária, de Lei Complementar, emenda à Lei Orgânica, de resolução e Decreto Legislativo.

Projetos

De autoria do Legislativo, nesses quase 4 anos, foram apresentados 121 projetos, sendo que deste total, 32 são de autoria da mesa diretora; sendo 9 em 2017, 7 em 2018, 9 em 2019 e, até agora, 7 da atual mesa diretora, que é composta pelos seguintes vereadores: Mauro César – presidente, Marcelo Fernandes – vice-presidente, Wilse Marques – primeira secretária, Flávio Martins – segundo-secretário.

O tempo de mandato das mesas diretoras é de apenas 1 ano.

Confira o número de propostas apresentadas por cada um dos 10 vereadores

Evandro Donizeth da Cunha – 0

Flávio Martins da Silva – 9

Flávio Santos do Couto – 3

Joice Alvarenga Borges de Carvalho – 9

José Geraldo da Cunha – 7

Mauro César Alves de Sousa – 4

Marcelo Fernandes de Oliveira – 11

Sandromar Evandro Vieira – 3

Sidney Geraldo Ferreira – 15

Wilse Marques de Faria – 7

Vetos

Do total de projetos apresentados pelos vereadores, 11 foram vetados pelo prefeito Eugênio Vilela Júnior, e destes, 8 foram mantidos pela Casa, 2 derrubados e 1 retirado pelo Executivo.

PLs do Executivo

Porém, além de propor leis, cabe aos vereadores votarem propostas enviados pelo Poder Executivo e estudar a legalidade das mesmas e se concordam que, uma vez aprovadas, tais leis trarão benefícios para a população.

Até 28 de setembro os vereadores haviam apreciado 460 projetos de origem do Executivo.

Aprovações X rejeições

Do total de propostas que desceram a Plenário (de todas as origens) 517 foram aprovadas e 13 foram rejeitadas. Outras 42 foram retiradas pelo autor e duas foram devolvidas para o Executivo. Atualmente, 17 projetos estão em tramitação.

Projetos de iniciativa popular

Apesar de um movimento que pede a redução dos salários dos vereadores existir em Formiga desde 2017, até o momento, não foram apresentados na Casa, propostas de iniciativa da população.

COMPATILHAR: