Redação Últimas Notícias

O mês de novembro é alusivo à consciência negra e para celebrar a data será realizado em Formiga o evento “Raça Negra Para Todos”. A festa ocorrerá no próximo domingo (17) no campo do Nacional, no Alvorada e contará com diversas atrações como apresentação de terno de congado, capoeira, dança e roda de samba. O evento contará ainda com comercialização de produtos e acessórios e praça de alimentação.

A festa, organizada pela formiguense Terê Faria, chega à 6ª edição e é o único evento em comemoração a data realizada na cidade. “Gostaria de convidar a comunidade negra para celebrar essa importante data e entoarmos juntos o grito de liberdade. Convido a todos os músicos para levarem seus instrumentos. Vamos fazer uma grande roda de samba”, disse a organizadora que solicitou aos participantes para colaborarem com a campanha solidária. “Arrecadaremos alimentos não perecíveis. Vamos juntos fazer o bem”.

Confira a programação

12h- Abertura
13h – Terno de congado
14h – Capoeira
15h – Dança
16h – Show
19h30 – Encerramento

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil foi criando em 2003 e é celebrado em 20 de novembro. É feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, por meio de decretos estaduais.

A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Hoje em dia, a consciência negra é celebrada durante todo o mês de novembro.

COMPATILHAR: