O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) divulgou nota nesta semana, prestando contas referente à implantação do projeto “Formiga de Olho”.

Na nota, a presidente Cirlanda Marques Chaves agradeceu aos parceiros do projeto, pois, se não fosse essa ajuda, a implantação desse projeto não seria possível.

No total, foram 20 câmaras instaladas e operando em diversos pontos estratégicos de Formiga.

Segundo a presidente, esse não foi um trabalho fácil, por inúmeros contratempos e insatisfação e falta de comprometimento de algumas pessoas, desafios técnicos, financeiros e institucionais.

Finalizando a nota, Cirlanda Marques agradeceu a todos os envolvidos no projeto que, com certeza, trará mais segurança e melhores dias para a população formiguense.

Confira a nota:     

 Formiga, 10 de setembro de 2021.

                                           Encerramento do Projeto “Formiga de olho”

                                           Historicamente, desde que o CONSEP foi criado, primeiramente, como

Conselho Municipal de Segurança Pública, que por uma série de problemas com a Administração Municipal, que na época era o PT, foi encerrado como entidade Municipal e pela boa vontade e idealismo de um grupo de voluntários, criou-se, em 2007, o Conselho Comunitário de Segurança Pública, o CONSEP.

                                          Entre os objetivos listados do Conselho, melhoria da Segurança Pública é o mais desejado e o mais trabalhado.

                                          Dentro da Segurança Pública, o Sistema denominado Olho Vivo, que já funciona em várias cidades do Estado e da região, cuja implantação fica sob a responsabilidade do Estado, e por mais que fosse pleiteado às autoridades responsáveis pela implantação de tal sistema nas cidades nada foi conseguido, exceto promessas, principalmente em épocas de eleição.

                                           Mesmo assim, não desistimos do sonho e, junto com a ACIF/CDL, conseguimos colocar 28 câmeras no Centro da cidade, sendo o sistema mantido por alguns empresários, ACIF/CDL/CONSEP, com uma central estabelecida na sede do Lions. Eficiente enquanto durou mas, por falta de apoio, inclusive financeiro, foi encerrado.

                                          A experiência foi muito boa e fez mais forte a ideia de colocar câmeras na cidade, mas faltava a ajuda financeira para tal.

                                          A ACIF/CDL e o grupo de entidades, entre elas o CONSEP, planejou com a ajuda primordial do senhor Gustavo Tatagiba, o projeto denominado “FORMIGA DE OLHO”. Com a ajuda do Dr. Rodrigo Rezende, juiz de Direito, apoiado pela Câmara Municipal, que estiveram na cidade de Lagoa da Prata-MG, para ver “in loco”, a experiência de sucesso que lá acontecia, reforçando a ideia e o projeto que estaria sendo elaborado.

                                        Aproveitando o entusiasmo e a força de nosso Judiciário, juntamente com os órgãos de Segurança, foi realizada uma reunião para apresentação do projeto, onde todos os interessados, diante da viabilidade da implantação do mesmo, foram assumidos compromissos, entre eles, a promessa do então presidente da Câmara Municipal, senhor Evandro Donizete “Piruca”, o qual se comprometeu com uma devolução de R$300 mil ao Executivo Municipal e a promessa desse poder em repassá-la para a efetivação do projeto, desde o início, denominado “FORMIGA DE OLHO”, sendo um Projeto totalmente local e independente do estado.

Aprovado o projeto, coube ao CONSEP em parceria com a ACIF/CDL, a implantação e a execução do mesmo, que somente depois de quase um ano, foi depositada a 1ª parcela da verba de R$150 mil, isso em julho de 2019, quando iniciaram-se os trabalhos, sendo, primeiramente, reformadas as instalações do 63º Batalhão da PMMG, com um atraso de 4 meses.

            A escolha da localização de todas as câmeras ficou a cargo, inteiramente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, iniciando, na época, com o tenente Coronel Levy, seguindo pelo Major Many e, atualmente, sob o comando do tenente Coronel Fábio Gotelip, todos lotados no 63º Batalhão da PMMG em Formiga.

                                     Para a realização e execução do projeto, contamos com a cooperação e ajuda de várias pessoas que, efetivamente, participaram desse projeto e, principalmente, com o trabalho de doação pela empresa Top37, doação de recursos: Vereador Piruca, do Governo Municipal; Prumo Engenharia, Sicoob Credifor, e doação de trabalho: Duber, Socorro Retina, MRB Serralheria, entre outros mais.

                                    O projeto inicial era para implantação de 10 câmeras. Tentamos utilizar, da melhor forma possível, os recursos financeiros, economizando, pesquisando e, principalmente, contando com a ajuda de outras pessoas, conseguimos instalar mais 6 câmeras além das que foram propostas e mais 4, ampliando para 20 as câmeras instaladas, e estão previstas a instalação de mais duas câmeras, via recursos do Executivo Municipal e Sicoob Centro-Oeste.

                                     Hoje, contamos com 20 câmeras instaladas e operantes no município, são elas:

  1. Praça Ferreira Pires                                                   2. Avenida Brasil
  2. Avenida José Higino Filho                                         4. Avenida JK

               5.   Praça Getúlio Vargas                                                 6. Praça São Vicente Férrer

               7.   Praça da Rodoviária                                                   8. Rotatória da Rodoviária

               9.   Praia Popular                                                              10. Rotatória do Clube Centenário

              11.  Rotatória do Colégio Santa Teresinha                   12. Igreja do Rosário

              13.  Entrada do Bairro Geraldo Veloso                          14. Estação Ferroviária

              15.  Bairro Centenário                                                      16. Ponte do Engenho de Serra

              17.  Casa do Engenheiro                                                   18. Morro do Cristo

              19.  Bairro Cidade Nova                                                    20. Avenida Rio Branco

                                Não foi um trabalho fácil, contratempos foram inúmeros, comentários maldosos; insatisfação de algumas pessoas; vaidades aceleradas; falta de cooperação; falta de comprometimento de pessoas e muitos outros desafios técnicos, financeiros e institucionais.

                               Tivemos vontade de desistir muitas vezes, mas antes de tudo estava a realização de um sonho e, principalmente, pela segurança da comunidade, objetivo primordial do projeto, foram incentivos para seguir em frente.

                               Agradecemos, publicamente via CONSEP, ao João Adolfo e Gustavo Tatagiba, sem esses dois valorosos voluntários o projeto não teria saído do papel.

                              Agradecemos de coração aos conselheiros do CONSEP e companheiros de Trabalho e é com muita satisfação que entregamos ao Município de Formiga, na pessoa do prefeito Eugênio Vilela, a devida prestação de contas, anteriormente, encaminhada, e à Polícia Militar de Minas Gerais, as 20 câmeras em pleno funcionamento; e para toda comunidade formiguense, com muito carinho, entregamos o sistema “FORMIGA DE OLHO”, para maior segurança e melhores dias para nossas famílias.

                                                        Cirlanda Marques Chaves

                                                          Presidente do CONSEP

COMPATILHAR: