O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Formiga (Consep) foi reconhecido com o título de utilidade pública pelo governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.
O documento foi publicado no Diário Oficial no dia 29 de dezembro de 2014 e encaminhado para o Consep neste mês.
Com o reconhecimento, o Consep poderá pleitear verbas estaduais para colocar em prática os projetos referentes à segurança pública da cidade.
Segundo informou a presidente do conselho, Cirlanda Marques Chaves, com esse reconhecimento há a possibilidade de conseguir verbas na esfera estadual. ?Mas não temos garantia de nada. Vamos recorrer aos deputados, pois é importante uma parceria para equiparmos as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros e dar melhores condições de trabalho a eles. Fomos reconhecidos como de utilidade pública municipal e até hoje não conseguimos nada com o Legislativo e já fizemos outra solicitação. Quem mais nos ajuda é o Ministério Público?, explicou.
Diretoria 2015/2016
A eleição e posse da nova diretoria do conselho ocorreram no dia 26 de janeiro.
Na ocasião, foi apresentada a chapa única, tendo como presidente Cirlanda Marques Chaves, que foi reconduzida ao cargo. Os outros membros são: Wilson Alves Figueira (vice-presidente), Sérgio Ricardo Gomes (diretor administrativo) João Adolfo Segundo, (diretor financeiro) além de membros do conselho deliberativo e do conselho fiscal.
A chapa foi eleita e já empossada para o mandato do biênio 2015/2016. A advogada Cirlanda Chaves agradeceu a confiança e o empenho de todos, solicitando um mandato participativo e com a atuação dos membros. Ela reforçou ainda o desejo de unir esforços para um bom trabalho na entidade.
A mais recente conquista do Consep, em reunião entre os envolvidos Juizado/Comissariado de Menores/Consep e Prefeitura, foi a manutenção do pagamento dos membros do Comissariado de Menores da cidade.
Reconhecimento municipal
Em fevereiro de 2012, o Consep foi reconhecido como de utilidade pública municipal. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

O Consep
O Consep se originou em 2007 quando o Conselho Municipal se tornou comunitário. O conselho é uma organização democrática que conta com a participação popular no que se refere à segurança pública. A sede do Consep está localizada no Terminal Rodoviário.

COMPATILHAR: