O lixo é um dos grandes desafios das cidades brasileiras no século 21. A população cresce e é cada vez mais importante reciclar. A união entre municípios pode ajudar a resolver um dos problemas da modernidade: o lixo. Seguir as normas ambientais e dar a destinação adequada são dificuldades enfrentadas por muitas cidades. O tema foi pauta do MGTV, da Rede Integração, na quarta-feira, 26 de agosto.
Há dez meses o prazo para que os municípios com mais de 50 mil habitantes se adequassem terminou.De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, dezenove das 62 maiores cidades do Estado continuam irregulares. Divinópolis, no Centro-Oeste, é uma delas. Todo o material produzido pelos 216 mil habitantes ainda é jogado no lixão. A principal justificativa é o custo de implantação. Problema que pode ser amenizado com a união dos municípios.
Formiga
Em Formiga, o ?Areias Brancas? é um dos mais modernos aterros sanitários inaugurados no país. A área de 45 hectares com sete valas vai receber o lixo nos próximos 21 anos. Para o local há também um projeto que estuda a possibilidade de depositar o material produzido em mais quatro cidades da região.
Para a realização do projeto ?Consórcio dos Municípios? é necessário cumprir várias etapas estabelecidas pelo Ministério Público e Polícia Ambiental para evitar irregularidades.
No ?Areias Brancas? a geo-membrana colocada em todo o aterro e os drenos impedem que o chorume – o líquido produzido com a decomposição da matéria orgânica – entre em contato com o solo e, com isso, contamine o lençol freático. Mas apenas a construção de um aterro sanitário não garante a proteção ao meio ambiente. É preciso seguir algumas normas. O lixo tem que ser compactado de forma correta e separado. Lixo doméstico, hospitalar e industrial tem que ficar em locais diferentes.
Esse também não é o problema em Formiga. O lixo hospitalar da Secretaria de Saúde, Farmácia Municipal, Postos de Saúde e Pronto Socorro é recolhido por uma empresa terceirizada, a Proambiental da cidade de Lavras. Por semana a empresa recolhe cerca de 150 kilos de resíduos.
Já as pilhas e pneumáticos descartados em Formiga, também tem sua destinação correta. Na cidade existem 12 ECOpilhas espalhados em pontos estratégicos.
A Bióloga da Secretaria de Gestão Ambiental Líliam Souza exlicou que ao serem completados, os recipientes são recolhidos e é feita a separação do material de acordo com a concentração de metal pesado. Os com menor concentração devem ser depositados no Aterro Sanitário e os com maior concentração são encaminhados para a reciclagem de acordo com a lei.
Os pneumáticos são levados para o ECOponto, que está localizado na Rua Rio Jaguaribe, Bairro Saudade. O galpão fica aberto todas as quartas-feiras de 7h30 às 16h30 para recolher os pneumáticos. Eles são encaminhados para a ANIP – Associação Nacional da Indústria Pneumática, que por meio de um convênio firmado com a Prefeitura, dá ao material o destino correto.

COMPATILHAR: