Priscila Rocha

A Prefeitura e a Construtora Niemeyer LTDA, responsável pela pavimentação de 20 vias da cidade, ao que parece, chegaram a um acordo e as obras poderão ser retomadas na próxima segunda-feira (14).

Na última semana de outubro, a empresa paralisou os trabalhos alegando falta de pagamento, já a Prefeitura disse que o pagamento não foi feito pois a construtora não havia cumprido o que estava previsto em contrato (prestação de contas antes da liberação do pagamento).

Durante reunião realizada na terça-feira (8) entre o prefeito Eduardo Brás, moradores do bairro Santa Tereza (Alto do Cristo) e o presidente da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Rosa Mística, Ouro Branco, Ouro Verde e Jardim Montanhês (Amab), Marcelo Fernandes, o diretor da Construtora Niemeyer, Alexandre Martins Niemeyer, garantiu, por telefone, retomar as obras de pavimentação na cidade.

Segundo os moradores, Eduardo Brás informou que na segunda-feira (7) um acordo verbal foi fechado com o diretor da construtora. “Marcamos a reunião com Alexandre para terça-feira, mas ele esteve em Formiga na segunda-feira (7). Nenhum documento foi assinado atestando o acordo de retomada das obras, mas durante a reunião ligamos para o responsável pela construtora que nos garantiu que os serviços recomeçariam.”, disse Marcelo Fernandes.

Na maioria das vias, as obras terão que ser totalmente refeitas. Nas ruas do bairro Santa Tereza, por exemplo, com as chuvas que caíram nos últimos dias, crateras se abriram nas vias que receberam a pavimentação e o trabalho feito pela construtora foi todo perdido.

Segundo Marcelo Fernandes, o prefeito informou aos moradores que a construtora concordou em refazer todo o trabalho até a fase de imprimação (aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base já concluída, para conferir impermeabilização e permitir a aderência entre a base e o revestimento a ser executado). Após essa fase, um engenheiro da Caixa Econômica deverá fazer a medição das vias para que, assim, o valor seja repassado à construtora, conforme prevê o contrato.

Como a obra não será entregue dentro da data prevista no contrato um aditivo terá que ser feito prorrogando a data de entrega.

Impasse

Para que a Caixa Econômica repasse o valor à Construtora Niemeyer, a Prefeitura precisa creditar junto ao banco, a parcela referente à chamada contrapartida. Segundo Marcelo Fernandes, na reunião eles foram informados de que o valor da contrapartida seria de R$270 mil. “Durante a conversa com o diretor da construtora, ele cobrou o valor da contrapartida ao prefeito. Pelo que nos parece, a Prefeitura não tem em caixa o valor dessa parcela”, disse o presidente da Amab, que informou ainda que “Eduardo nos disse que usará parte das sobras orçamentárias de 2016 do Legislativo, como contrapartida”.

Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (7) no Gabinete, o prefeito informou que as sobras orçamentárias de 2016 do Legislativo, cerca de R$260 mil, seriam destinadas à Secretaria de Saúde, para sanar parte da dívida da administração com a Santa Casa de Caridade de Formiga. Diante deste impasse, os moradores estiveram presentes na reunião do Legislativo, na manhã desta sexta-feira (11) (antecipada em decorrência do feriado de 15 de novembro), solicitando apoio aos vereadores para que intercedam junto ao Executivo para que o valor seja usado na contrapartida junto à Caixa Econômica.

 

Moradores durante a reunião do Legislativo (Foto: Gleiton Arantes)

Os moradores aguardam ansiosamente a retomada das obras. “Esperamos que na próxima segunda-feira, a Construtora retome os trabalhos, pois, não podemos continuar na situação que estamos. As ruas estão piores do que antes, diversas pessoas estão com os carros estragados devido às crateras nas vias, o meu carro é um, caí em um desses buracos e o assoalho do veículo está todo amassado. Sem contar o perigo que as vias se tornou para os pedestres. Próximo à minha residência três idosos já se machucaram, um deles destroncou o pé ao pisar num buraco. Até um cadeirante teve problemas. A cadeira de rodas motorizada do meu vizinho quebrou quando ele passou numa dessas crateras. A cadeira não tem nem seis meses de uso”, disse a moradora do Santa Tereza, Alessandra Inês Campos.

Alexandre Niemeyer garantiu aos moradores que as obras serão finalizadas até o Natal.

As 20 ruas que estão no cronograma para serem pavimentadas são: Isolina Cândida de Souza, rua Lucimar Vital dos Santos, rua Antônio Rodrigues Oliveira, rua Pará de Minas, rua rio Tietê, rua Coimbra, rua Eva Moura Mariano, rua Padre Teodoro Antônio Becker, rua Um (Início Margarida Correa Nogueira), rua Margarida Correa Nogueira, rua Professora Hilária Gontijo, rua Vereador Celso Fernandes do Souto, rua Irene Rodrigues de Faria, rua Alberto Soraggi, rua Artur Frade, rua José Augusto de Souza, rua São Vicente de Paula, rua D.Pedro II, rua E e a rua Aluísio Bernades de Castro (Parque do Jequitibá).

O jornal tentou entrar em contato com o diretor da Construtora Niemeyer, mas não obteve êxito. A Secretaria de Comunicação não respondeu ao e-mail enviado na quarta-feira (9).

Confira a situação de algumas vias:

(Fotos: Reprodução/Facebook)

COMPATILHAR: