Os usuários de internet de alta velocidade já podem testar em tempo real a velocidade da conexão. Desde ontem, as operadoras com mais de 50 mil clientes de banda larga têm que disponibilizar gratuitamente em seus sites o speed test, um medidor de velocidade definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A exigência faz parte do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM), aprovado em outubro de 2011.
A partir de outubro deste ano, o órgão regulador começará a fiscalizar e multar as empresas que descumprirem as metas do regulamento. A PricewaterhouseCoopers (PWC) vai fazer o acompanhamento periódico da qualidade da banda larga e o usuário pode medir sua conexão a qualquer momento. Em poucos segundos, o teste mede a velocidade de download e de upload e permite que o usuário acompanhe a onda de velocidade para acompanhar o desempenho da sua conexão. É possível também dar uma nota para o seu provedor de acesso. Todas as operadoras disseram que vão cumprir a determinação da Anatel.
Pelo novo regulamento, a velocidade média das conexões tem que ser equivalente a, no mínimo, 60% do contratado pelo cliente e, em 95% do tempo, a velocidade tem que ficar acima dos 20% do contratado. O limite é o dobro do anterior, que permitia a entrega de apenas 10% da velocidade prevista.
No segundo ano de vigência do regulamento, a exigência mínima passa a ser de 30% e a média de 70%. No terceiro ano, o consumidor terá assegurada pelo menos 40% da velocidade contratada e 80% de média. Bernardo Grossi, especialista em direito da internet, diz que as metas representam uma vitória do consumidor. Ele recomenda que o usuário faça a medição da velocidade. No mínimo, ele terá direito ao abatimento proporcional na fatura, em caso de descumprimento, afirma.
Apesar de a fiscalização só começar em outubro, a Anatel recomenda que o consumidor fique de olho na velocidade da conexão. Em caso de descumprimento do contrato, o usuário pode registrar queixa na operadora e no órgão regulador. Nos próximos meses, as operadoras terão que contratar empresa especializadas para realização sobre a percepção do usuário em relação à qualidade do serviço. Os questionários serão elaborados pela Anatel e os dados terão que ser encaminhados à agência.

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