Depois dos recentes Outubro Rosa e Novembro-Azul, meses consagrados à divulgação de ações preventivas e de combate ao câncer para a mulher e o homem, respectivamente, o consumidor inicia o ano de 2016 preocupado com a sua saúde financeira e viverá um autêntico Janeiro Vermelho, quando em muitos casos os rendimentos não serão suficientes para arcar com as despesas.

Normalmente, o mês de janeiro de cada ano tem sido complicado financeiramente para as famílias brasileiras, pois, após um final de ano de festas e confraternizações, se veem às voltas com diversas despesas como: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, etc., além do valor da fatura de cartão de crédito maior, devido às compras dos presentes e dos gastos de Natal e de fim de ano.

Além disto, em 2016, temos um grande agravante, pois o Brasil passa por uma grave crise financeira, com reflexos negativos para o cidadão, como juros altos, alto endividamento, inflação alta, alto índice de desemprego, perda do poder aquisitivo, etc.

O ideal é que, antes de tudo, o cidadão tenha calma e faça o levantamento dos gastos, priorizando o essencial, procurando compatibilizar o valor a ser pago e a disponibilidade financeira, evitando ao máximo obter novos endividamentos para pagar as despesas.

Importante tomar o cuidado de pagar o valor total a vencer no mês da fatura de cartão de crédito, evitando ter que arcar com o ônus das altíssimas taxas de juros. Caso não consiga e não possa pagar o valor total a vencer no mês, procure retirar um financiamento bancário com taxas menores de juros e quite o cartão de crédito.

Finalmente, após ter tomado todos os cuidados, ainda estiver muito difícil de conciliar os rendimentos com os valores a serem pagos, procure o aconselhamento de um amigo de confiança para lhe ajudar a encontrar o melhor caminho para um equilíbrio financeiro.

Desejo a todos um feliz ano novo, de esperanças renovadas e de novas realizações.

COMPATILHAR: