Com 100% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ocupados, a Prefeitura de Contagem, na Grande BH, descartou o fechamento do comércio e estuda a publicação, nos próximos dias, de um decreto incluindo o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a todos os estabelecimentos da cidade. Ainda não se sabe se o ‘passaporte da vacina’ será obrigatório, ou se a adesão vai ser facultativa aos setores.

Nessa segunda-feira (24), o assunto foi tratado pela prefeita da cidade, Marília Campos (PT), com representantes de 70 entidades ligadas ao comércio, bares e restaurantes, camelôs, dentre outras áreas. O encontro foi motivado pela alta de casos de Covid-19 com a disseminação da variante ômicron. Atualmente, o RT, que mede a transmissão do vírus na cidade, está em 1,45. Assim, cada pessoa contaminada transmite a doença para outras 145. Todos os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados e as enfermarias têm 94% de ocupação. 

Apesar da sobrecarga nos hospitais, a administração municipal não pretende adotar medidas restritivas no comércio e na circulação da população. “Não estamos aqui propondo nenhuma restrição de funcionamento, mas querendo ganhar cada liderança para que nos ajude nessa campanha de mobilização para o processo da vacinação. Cada empresário, empresária pode exigir que seu funcionário e funcionária se vacine”, disse a prefeita Marília Campos em nota divulgada. 

A chefe do Executivo destacou que a cidade tem observado afastamento de servidores, não só da saúde, por quadros gripais e contaminação pela Covid-19. Marília Campos também pediu apoio dos setores sobre as medidas preventivas ao vírus. “Todos estamos cansados da utilização da máscara, sentimos que a população está cansada do uso dela e por isso relaxa. Mas precisamos incentivar o seu uso em espaços públicos abertos e fechados. Hoje a máscara é fundamental para ajudar na não proliferação da variante ômicron”.

Um decreto está sendo editado pela Prefeitura e será publicado nos próximos dias. A tendência é de que a norma traga recomendações quanto à fase atual da pandemia, dentre elas o comprovante de vacinação. A data de publicação do texto está sob avaliação, informou a assessoria de comunicação de Contagem. 

Críticas a BH 

Após a reunião em Contagem, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou nota elogiando o não fechamento das atividades em Contagem, e criticou a Prefeitura de Belo Horizonte por aventar a implantação de restrição ao comércio. “Enquanto a prefeitura de Belo Horizonte ameaça um possível novo fechamento do comércio na capital, Contagem busca o caminho do diálogo na solução do novo capítulo desta crise sanitária”, diz a nota. 

O presidente da Abrasel em Minas Gerais, Matheus Daniel, se mostrou aliviado com o não fechamento de bares e restaurantes. Ele ressaltou que o setor tem adotado medidas para impulsionar a vacinação, como concessão de brindes e descontos a quem está com o esquema vacinal completo contra a Covid. “É com diálogo, soma de esforços e campanhas educativas que encontraremos uma saída para esse problema que é de todos”.

Nessa segunda-feira, inclusive, a Abrasel assinou, junto a outras entidades, um manifesto pedindo reunião com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e o não fechamento de atividades econômicas na capital. 

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: